A Prefeitura de Fortaleza participou, nesta quinta-feira (4/9), de um encontro sobre transporte organizado pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), em parceria com a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Ceará (Arce), onde foi realizado o evento. O objetivo foi promover o debate sobre os desafios da mobilidade nas regiões metropolitanas.
Durante a programação, além das mesas temáticas, foi apresentado o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), elaborado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Ministério das Cidades.
George Dantas, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), destacou a importância da aproximação da gestão com a população.
“Em relação às ações planejadas na nova gestão, temos trabalhado em um contexto de dificuldade de equilíbrio tarifário, que exige subsídios. Nesse cenário, nossa prioridade tem sido ouvir a comunidade diretamente nos bairros, entendendo suas demandas e necessidades. O prefeito Evandro Leitão tem conduzido esse movimento de aproximação e, a partir desse diálogo, temos promovido ajustes em linhas, melhorias nos pontos de parada e qualificações nas vias, para garantir que o transporte coletivo chegue mais perto do usuário”, afirmou.
O secretário do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana, falou sobre a integração entre municípios da Região Metropolitana e destacou o programa Vai Vem Trabalhador, que garante passagens gratuitas para pessoas em busca de emprego.
“Eu considero a mobilidade, além de um direito fundamental, um grande desafio das cidades e regiões metropolitanas, que impacta diretamente a vida das pessoas, especialmente nas relações de trabalho. Observamos que muitos trabalhadores deixavam de ter oportunidades de emprego porque não conseguiam se deslocar entre os municípios. Com o programa Vai Vem Trabalhador, já temos mais de 18 mil usuários. Em apenas dois ou três meses de funcionamento, quase duas mil pessoas conseguiram inserção no mercado de trabalho. Os resultados têm sido bastante significativos. Estamos percorrendo toda a Região Metropolitana de Fortaleza, em parceria com as prefeituras, levando a caravana do programa”, destacou.
Representando a FNP, o gerente de Mobilidade João Lucas Albuquerque ressaltou a participação de outras cidades, como Goiânia, que compartilhou sua experiência de recuperação do transporte público metropolitano.
“Hoje, uma das principais referências de gestão metropolitana do transporte coletivo no Brasil é Goiânia, que apresentará seu modelo aqui no evento. A ideia é que Fortaleza e sua Região Metropolitana possam aprender com essa experiência e com outros arranjos existentes no país. Claro que o modelo não precisa ser o mesmo, mas é possível adaptar soluções bem-sucedidas à realidade local”, afirmou.
