A Prefeitura de Fortaleza divulga um balanço das principais ações de prevenção para a quadra chuvosa, referente aos primeiros meses de 2022. Com o objetivo de conter riscos de inundação e alagamentos, a gestão municipal realiza, frequentemente, a limpeza de canais, lagoas e bocas de lobo.
Em janeiro e fevereiro deste ano, já foram recolhidas 17.224,74 toneladas de lixo e aguapés de 74 lagoas em todos os bairros da cidade. Além disso, também foi realizada a desobstrução de 1.573 bocas de lobo.
Poda e recolhimento de árvores
Por meio da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), o município realizou 1.957 serviços de poda e recolhimento de árvores nos meses de janeiro e fevereiro de 2022. Desse total, foram contabilizados 1.815 serviços de poda e 142 de recolhimento de árvores caídas. As ações fazem parte do plano de trabalho preventivo para a quadra chuvosa.
Com o aumento das chuvas e dos ventos fortes, a gestão municipal tem intensificado os serviços de poda, com o objetivo de reduzir as consequências da queda de árvores e quebra de galhos. “Temos um canal específico para solicitações de serviços de prevenção ou recolhimento de árvores caídas. A comunicação com a população ajuda a otimizar o trabalho das equipes e reduz os transtornos gerados com a queda de galhos ou árvores”, ressalta Ronaldo Nogueira, superintendente da UrbFor.
Defesa Civil
Cerca de 60 pontos mais críticos e mais de 300 logradouros da Capital são monitorados diariamente pela Defesa Civil de Fortaleza, segundo o coronel Eduardo Holanda, titular da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec).
Entre janeiro e fevereiro de 2022, mais de 540 ocorrências já foram atendidas, em todas as regionais da cidade. As principais causas dos atendimentos são riscos de desabamento e alagamentos. A população deve acionar o órgão, via Ciops, através do fone 190. Os agentes trabalham em regime de plantão, 24h.
Outras ações
Trânsito
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) elaborou um Plano de Contingência para Alagamentos Viários (PCAV) a fim de reduzir os transtornos provocados por alagamentos durante a quadra chuvosa.
Há o acompanhamento via videomonitoramento dos principais pontos impactados e o planejamento de desvios de tráfego. Agentes e orientadores do Via Livre realizam operações em campo para auxiliar os motoristas, quando necessários. Além disso, serão executados ajustes dos tempos semafóricos próximos aos desvios e vias que estiverem parcialmente alagadas.
Alguns locais da cidade que recebem atenção especial por parte do órgão:
- Av. Doutor Theberge
- Av. Ministro Albuquerque Lima
- Av. H
- Av. José Bastos
- Av. Duque de Caxias
- Av. Heráclito Graça
- Av. João Pessoa
- Av. Padre Antônio Tomás
- Av. Raul Barbosa e vias secundárias
- Av. Pontes Vieira
- Av. Pessoa Anta
- Av. 13 de Maio
- Av. Gomes de Matos
- Av. Eduardo Girão
- Av. Coronel Matos Dourado
- Túnel Borges de Melo
- Túnel Wenefrido Melo
- Tunel Rogaciano Leite
Em casos de alagamento, a população pode acionar a AMC via Ciops pelo número 190.
Obras de saneamento
A Prefeitura de Fortaleza vem ampliando a cobertura de drenagem e rede de esgoto nas comunidades mais vulneráveis por meio das obras do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra).
No primeiro semestre deste ano o programa irá urbanizar 91 ruas nos bairros Curió, Canindezinho e Bom Jardim, garantindo serviços básicos como sistema de drenagem, esgotamento sanitário, pavimentação com piso intertravado e novas calçadas, trazendo mais acessibilidade e qualidade de vida aos moradores.
As comunidades Unidos Venceremos, no Barroso, e Jardim Glória, na Cajazeiras, foram as primeiras localidades a serem beneficiadas pelo programa. Ao todo, foram transformadas 38 ruas da região, antigas áreas de alagamentos onde as vias não possuíam nenhuma condição de tráfego e salubridade.