19 de January de 2023 em Fortaleza

Prefeitura de Fortaleza divulga plano operacional do Pré-Carnaval 2023

Ações envolvem serviços de trânsito, segurança, limpeza e fiscalização para garantir a festa dos foliões


músicos tocando em uma bateria de carnaval
As festas desta primeira etapa do Ciclo acontecerão de 20 de janeiro a 12 de fevereiro em nove polos montados em diversos locais da Cidade, como Aterro e Aterrinho da Praia de Iracema

Para garantir o conforto, a ordem e a alegria dos foliões em todos os locais e dias de festa do Pré-Carnaval do Ciclo Carnavalesco 2023, a Prefeitura de Fortaleza montou um plano operacional com a participação de diversos órgãos municipais nas áreas de segurança, saúde, trânsito, limpeza e fiscalização

As festas desta primeira etapa do Ciclo acontecerão de 20 de janeiro a 12 de fevereiro, às sextas, sábados e domingos, em horários diversos, nos polos montados no Aterro e Aterrinho da Praia de Iracema, Benfica, Barra do Ceará, Raimundo dos Queijos, Parque Rachel de Queiroz, Passeio Público, Mercado dos Pinhões, Mocinha e Praça do Ferreira, onde as equipes atuarão antes, durante e após os eventos.

Trânsito

Para facilitar o acesso do público no Pré-Carnaval, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) montou uma operação especial de tráfego. Um efetivo composto por 160 agentes de trânsito, 100 operadores, 32 motocicletas e 34 viaturas atuarão no entorno dos polos de festa durante o período.

No polo do Raimundo dos Queijos, está previsto um bloqueio no cruzamento da Rua General Bezerril com Castro e Silva, de 6h às 18h, nos dias 22 e 29 de janeiro e 5 e 12 de fevereiro (domingos).

Já no Benfica, nos dias 21, 22, 28 e 29 de janeiro e 4, 5, 11 e 12 de fevereiro, estão programados bloqueios a partir das 14h, nos sábados, e das 8h, nos domingos, nas esquinas da Rua Wadery Uchoa x Av. 13 de Maio; Rua Paulino Nogueira x Rua Marechal Deodoro; Rua Paulino Nogueira x Rua Santo Antônio e Rua João Gentil x Rua Paulino Nogueira.

O entorno do Mercado dos Pinhões, localizado na Praça Visconde de Pelotas, tem previsão de bloqueio nos dias 21, 27 e 28 de janeiro e 3, 4, 10 e 11 de fevereiro, ou seja, sextas e sábados, das 6h às 23h. As equipes estarão nas esquinas da Rua Visconde de Pelotas x Rua Gonçalves Ledo e também Rua Nogueira Acioli.

Na Praça do Ferreira, a coibição do estacionamento também nas sextas e sábados de festa se inicia às 4h da manhã. O bloqueio está previsto a partir das 16h nos cruzamentos entre a Rua Floriano Peixoto x R. Pedro Borges; Rua Floriano Peixoto x R. Pedro Pereira; Rua Major Facundo x R. São Paulo.

Os polos Aterrinho e Mocinha terão operação conjunta, com coibição de estacionamento da rua João Cordeiro a partir de 7h e previsão de bloqueio a partir das 14h. Os bloqueios acontecerão nos sábados de Pré-Carnaval.

No Aterro da Praia de Iracema, os bloqueios estarão na Av. Historiador Raimundo Girão, entre a Av. Barão de Studart a Rua Ildefonso Albano; e nas ruas compreendidas entre a Av. Monsenhor Tabosa e a Av. Hist. Raimundo Girão. Também será impedida a passagem na Av. Rui Barbosa, entre a Av. Historiador Raimundo Girão e Av. Beira-Mar; e na Av. Beira-Mar, entre a Av. Rui Barbosa e a Av. Barão de Studart.

No Aterrinho, estarão fechadas Av. Beira-Mar, entre a Rua Ildefonso Albano e Rua Arariús, e também a Rua João Cordeiro, entre a Av. Historiador Raimundo Girão e Av. Beira-Mar.

Por sua vez, na Mocinha, serão bloqueadas as ruas João Cordeiro x Rua Ten. Benévolo; Rua Alfredo Prudente x Rua Ten. Benévolo; Rua Dep. Moreira da Rocha x Rua Padre Pita; e Rua Pe. Climério x R. Antônio Augusto.

Assistência médica

Para promover assistência e atendimento à população em casos de urgência e emergência, com foco em situações de risco, haverá prestação dos serviços médicos no Aterrinho da Praia de Iracema e na Praça da Gentilândia. As equipes contarão com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, motorista socorrista e profissional de serviços gerais que atuarão tanto no Posto Médico Avançado (PMA), como nos veículos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para suporte básico e avançado.

A estrutura do PMA possui salas de acolhimento, observação, procedimentos e de estabilização, que possui equipamentos como cardioversor, ventilador Mecânico de transporte, aspirador, cilindro de O², carrinho de emergência, material hospitalar, medicamentos e de resgate.

Caso seja necessário remover o paciente do local, as unidades móveis estarão preparadas para o traslado, com destino ao Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura (Frotinha Antônio Bezerra), Hospital Distrital Maria José Barros de Oliveira (Frotinha Parangaba), Hospital Distrital Gonzaga Mota (Gonzaguinha Barra) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Pirambu, Praia do Futuro e Vila Velha.

Transporte público

Com o objetivo de garantir à população de Fortaleza transporte público coletivo adequado, seguro e compatível com a demanda estimada ao Pré-Carnaval, o atendimento tanto no Aterrinho da Praia de Iracema como nos outros polos carnavalescos será realizado pelas linhas regulares do Sistema de Transporte Público Coletivo, que, por meio da integração física e tarifária, permitirá o acesso aos locais do evento, possibilitando o deslocamento de qualquer ponto da cidade.

Aos domingos, os foliões podem usufruir do benefício da Tarifa Social em que é cobrado um valor reduzido na passagem de ônibus: R$ 3,30 (inteira) e R$ 1,50 (tarifa estudantil).

Além da frota regular de 1.676 veículos diários operantes em dias úteis, 1.027 aos sábados e 507 aos domingos, 114 ônibus dessa frota operante/dia passam próximo ao local do evento Aterrinho na Praia de Iracema no sábado.

Outra forma de se deslocar é o Top Bus+, um serviço de transporte público coletivo de caráter especial, sem rota fixa, que atende ao chamado de passageiros somente através do aplicativo, que é baixado gratuitamente.

Segurança

A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), por meio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), atuará no Pré-Carnaval com o efetivo de 802 guardas municipais, distribuídos nos polos da Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões, Mocinha, Rachel de Queiroz, Passeio Público, Barra do Ceará e Raimundo dos Queijos, Aterrinho e Benfica.

O trabalho de prevenção e segurança será realizado com patrulhamento por meio de viaturas, a pé, em motocicletas, salvamento aquático e câmeras de videomonitoramento em tempo real pela Central de Operações Integradas (COI-BM), além de apoiar as ações de fiscalização ao longo da Avenida Beira-Mar.

Limpeza

Planos de trabalho foram elaborados pelas empresas Ecofor Ambiental e Marquise para ações de limpeza pós eventos do Pré-Carnaval. A limpeza nos dias de festas será setorizada conforme cada polo, e os serviços devem ser executados posteriormente a realização de cada evento, contando com equipe de 53 garis e 10 auxiliares ou fiscais.

Ambulantes

As vendas de alimentos e bebidas serão feitas por ambulantes cadastrados pela Prefeitura de Fortaleza. Ao todo, no Aterrinho da Praia de Iracema, 469 permissionários atuarão de forma itinerante e fixa para atender aos foliões, distribuídos nos trechos entre a Avenida Rui Barbosa e a Rua Ildefonso Albano, e entre a Rua Ildefonso Albano e a Rua João Cordeiro. Deste total, 401 foram cadastrados apenas para o evento e 62 são regulares da Secretaria Regional 2.

No polo da Mocinha também houve a regularização dos ambulantes. São 33 no total, que ficarão nas ruas Padre Climério, Padre Pita e João Cordeiro. Desses, 21 entraram para o Pré-Carnaval e outros 12 são fixos da Regional.

Proteção de crianças e adolescentes

Por meio da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), será realizada ação protetiva para acompanhar possíveis casos de violação de direitos praticados contra crianças e adolescentes nos polos da Praça do Ferreira, Aterrinho da Praia de Iracema, Mercado dos Pinhões e Benfica. No total, 26 educadores sociais e técnicos da Funci e do Programa Ponte de Encontro realizarão a abordagem social para identificar situações como trabalho infantil (que inclui mendicância, comércio e a exploração sexual), situações de negligência (crianças que ficam sozinhas no local, por exemplo) e violência.

No Pré-Carnaval, às sextas, aos sábados e aos domingos, o Plantão do Conselho Tutelar desempenha as atribuições ordinariamente em sua sede (Casa da Criança e do Adolescente Cearense) com dois membros, enquanto um atuará de forma itinerante nos locais de concentração de foliões previamente pactuados com a Secultfor.

As demandas que forem identificadas pelas equipes de abordagem especializada de rua serão direcionadas à autoridade tutelar de serviço, a qual decidirá acerca dos procedimentos a serem adotados. Os conselheiros tutelares contarão com o suporte do sobreaviso técnico do Núcleo de Apoio aos Conselhos Tutelares (Nuap) da Funci.

Fiscalização

De 20 de janeiro a 12 de fevereiro, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) atuará nos nove polos pré-carnavalescos. Um total de 260 agentes, entre coordenadores, fiscais e auxiliares, estarão realizando a organização e o controle urbano das festas na cidade.

O controle do comércio ambulante não autorizado, as obstruções irregulares em logradouros, o cumprimento das autorizações emitidas para os permissionários e o uso indevido de paredões de som, serão verificados.

A fiscalização também estará pronta para realizar apreensões de estruturas irregulares e garrafas de vidro, produtos inflamáveis, além de materias proibidos pela Vigilância Sanitária, como os cigarros eletrônicos.

banner



Prefeitura de Fortaleza divulga plano operacional do Pré-Carnaval 2023

Ações envolvem serviços de trânsito, segurança, limpeza e fiscalização para garantir a festa dos foliões

músicos tocando em uma bateria de carnaval
As festas desta primeira etapa do Ciclo acontecerão de 20 de janeiro a 12 de fevereiro em nove polos montados em diversos locais da Cidade, como Aterro e Aterrinho da Praia de Iracema

Para garantir o conforto, a ordem e a alegria dos foliões em todos os locais e dias de festa do Pré-Carnaval do Ciclo Carnavalesco 2023, a Prefeitura de Fortaleza montou um plano operacional com a participação de diversos órgãos municipais nas áreas de segurança, saúde, trânsito, limpeza e fiscalização

As festas desta primeira etapa do Ciclo acontecerão de 20 de janeiro a 12 de fevereiro, às sextas, sábados e domingos, em horários diversos, nos polos montados no Aterro e Aterrinho da Praia de Iracema, Benfica, Barra do Ceará, Raimundo dos Queijos, Parque Rachel de Queiroz, Passeio Público, Mercado dos Pinhões, Mocinha e Praça do Ferreira, onde as equipes atuarão antes, durante e após os eventos.

Trânsito

Para facilitar o acesso do público no Pré-Carnaval, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) montou uma operação especial de tráfego. Um efetivo composto por 160 agentes de trânsito, 100 operadores, 32 motocicletas e 34 viaturas atuarão no entorno dos polos de festa durante o período.

No polo do Raimundo dos Queijos, está previsto um bloqueio no cruzamento da Rua General Bezerril com Castro e Silva, de 6h às 18h, nos dias 22 e 29 de janeiro e 5 e 12 de fevereiro (domingos).

Já no Benfica, nos dias 21, 22, 28 e 29 de janeiro e 4, 5, 11 e 12 de fevereiro, estão programados bloqueios a partir das 14h, nos sábados, e das 8h, nos domingos, nas esquinas da Rua Wadery Uchoa x Av. 13 de Maio; Rua Paulino Nogueira x Rua Marechal Deodoro; Rua Paulino Nogueira x Rua Santo Antônio e Rua João Gentil x Rua Paulino Nogueira.

O entorno do Mercado dos Pinhões, localizado na Praça Visconde de Pelotas, tem previsão de bloqueio nos dias 21, 27 e 28 de janeiro e 3, 4, 10 e 11 de fevereiro, ou seja, sextas e sábados, das 6h às 23h. As equipes estarão nas esquinas da Rua Visconde de Pelotas x Rua Gonçalves Ledo e também Rua Nogueira Acioli.

Na Praça do Ferreira, a coibição do estacionamento também nas sextas e sábados de festa se inicia às 4h da manhã. O bloqueio está previsto a partir das 16h nos cruzamentos entre a Rua Floriano Peixoto x R. Pedro Borges; Rua Floriano Peixoto x R. Pedro Pereira; Rua Major Facundo x R. São Paulo.

Os polos Aterrinho e Mocinha terão operação conjunta, com coibição de estacionamento da rua João Cordeiro a partir de 7h e previsão de bloqueio a partir das 14h. Os bloqueios acontecerão nos sábados de Pré-Carnaval.

No Aterro da Praia de Iracema, os bloqueios estarão na Av. Historiador Raimundo Girão, entre a Av. Barão de Studart a Rua Ildefonso Albano; e nas ruas compreendidas entre a Av. Monsenhor Tabosa e a Av. Hist. Raimundo Girão. Também será impedida a passagem na Av. Rui Barbosa, entre a Av. Historiador Raimundo Girão e Av. Beira-Mar; e na Av. Beira-Mar, entre a Av. Rui Barbosa e a Av. Barão de Studart.

No Aterrinho, estarão fechadas Av. Beira-Mar, entre a Rua Ildefonso Albano e Rua Arariús, e também a Rua João Cordeiro, entre a Av. Historiador Raimundo Girão e Av. Beira-Mar.

Por sua vez, na Mocinha, serão bloqueadas as ruas João Cordeiro x Rua Ten. Benévolo; Rua Alfredo Prudente x Rua Ten. Benévolo; Rua Dep. Moreira da Rocha x Rua Padre Pita; e Rua Pe. Climério x R. Antônio Augusto.

Assistência médica

Para promover assistência e atendimento à população em casos de urgência e emergência, com foco em situações de risco, haverá prestação dos serviços médicos no Aterrinho da Praia de Iracema e na Praça da Gentilândia. As equipes contarão com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, motorista socorrista e profissional de serviços gerais que atuarão tanto no Posto Médico Avançado (PMA), como nos veículos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para suporte básico e avançado.

A estrutura do PMA possui salas de acolhimento, observação, procedimentos e de estabilização, que possui equipamentos como cardioversor, ventilador Mecânico de transporte, aspirador, cilindro de O², carrinho de emergência, material hospitalar, medicamentos e de resgate.

Caso seja necessário remover o paciente do local, as unidades móveis estarão preparadas para o traslado, com destino ao Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura (Frotinha Antônio Bezerra), Hospital Distrital Maria José Barros de Oliveira (Frotinha Parangaba), Hospital Distrital Gonzaga Mota (Gonzaguinha Barra) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Pirambu, Praia do Futuro e Vila Velha.

Transporte público

Com o objetivo de garantir à população de Fortaleza transporte público coletivo adequado, seguro e compatível com a demanda estimada ao Pré-Carnaval, o atendimento tanto no Aterrinho da Praia de Iracema como nos outros polos carnavalescos será realizado pelas linhas regulares do Sistema de Transporte Público Coletivo, que, por meio da integração física e tarifária, permitirá o acesso aos locais do evento, possibilitando o deslocamento de qualquer ponto da cidade.

Aos domingos, os foliões podem usufruir do benefício da Tarifa Social em que é cobrado um valor reduzido na passagem de ônibus: R$ 3,30 (inteira) e R$ 1,50 (tarifa estudantil).

Além da frota regular de 1.676 veículos diários operantes em dias úteis, 1.027 aos sábados e 507 aos domingos, 114 ônibus dessa frota operante/dia passam próximo ao local do evento Aterrinho na Praia de Iracema no sábado.

Outra forma de se deslocar é o Top Bus+, um serviço de transporte público coletivo de caráter especial, sem rota fixa, que atende ao chamado de passageiros somente através do aplicativo, que é baixado gratuitamente.

Segurança

A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), por meio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), atuará no Pré-Carnaval com o efetivo de 802 guardas municipais, distribuídos nos polos da Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões, Mocinha, Rachel de Queiroz, Passeio Público, Barra do Ceará e Raimundo dos Queijos, Aterrinho e Benfica.

O trabalho de prevenção e segurança será realizado com patrulhamento por meio de viaturas, a pé, em motocicletas, salvamento aquático e câmeras de videomonitoramento em tempo real pela Central de Operações Integradas (COI-BM), além de apoiar as ações de fiscalização ao longo da Avenida Beira-Mar.

Limpeza

Planos de trabalho foram elaborados pelas empresas Ecofor Ambiental e Marquise para ações de limpeza pós eventos do Pré-Carnaval. A limpeza nos dias de festas será setorizada conforme cada polo, e os serviços devem ser executados posteriormente a realização de cada evento, contando com equipe de 53 garis e 10 auxiliares ou fiscais.

Ambulantes

As vendas de alimentos e bebidas serão feitas por ambulantes cadastrados pela Prefeitura de Fortaleza. Ao todo, no Aterrinho da Praia de Iracema, 469 permissionários atuarão de forma itinerante e fixa para atender aos foliões, distribuídos nos trechos entre a Avenida Rui Barbosa e a Rua Ildefonso Albano, e entre a Rua Ildefonso Albano e a Rua João Cordeiro. Deste total, 401 foram cadastrados apenas para o evento e 62 são regulares da Secretaria Regional 2.

No polo da Mocinha também houve a regularização dos ambulantes. São 33 no total, que ficarão nas ruas Padre Climério, Padre Pita e João Cordeiro. Desses, 21 entraram para o Pré-Carnaval e outros 12 são fixos da Regional.

Proteção de crianças e adolescentes

Por meio da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), será realizada ação protetiva para acompanhar possíveis casos de violação de direitos praticados contra crianças e adolescentes nos polos da Praça do Ferreira, Aterrinho da Praia de Iracema, Mercado dos Pinhões e Benfica. No total, 26 educadores sociais e técnicos da Funci e do Programa Ponte de Encontro realizarão a abordagem social para identificar situações como trabalho infantil (que inclui mendicância, comércio e a exploração sexual), situações de negligência (crianças que ficam sozinhas no local, por exemplo) e violência.

No Pré-Carnaval, às sextas, aos sábados e aos domingos, o Plantão do Conselho Tutelar desempenha as atribuições ordinariamente em sua sede (Casa da Criança e do Adolescente Cearense) com dois membros, enquanto um atuará de forma itinerante nos locais de concentração de foliões previamente pactuados com a Secultfor.

As demandas que forem identificadas pelas equipes de abordagem especializada de rua serão direcionadas à autoridade tutelar de serviço, a qual decidirá acerca dos procedimentos a serem adotados. Os conselheiros tutelares contarão com o suporte do sobreaviso técnico do Núcleo de Apoio aos Conselhos Tutelares (Nuap) da Funci.

Fiscalização

De 20 de janeiro a 12 de fevereiro, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) atuará nos nove polos pré-carnavalescos. Um total de 260 agentes, entre coordenadores, fiscais e auxiliares, estarão realizando a organização e o controle urbano das festas na cidade.

O controle do comércio ambulante não autorizado, as obstruções irregulares em logradouros, o cumprimento das autorizações emitidas para os permissionários e o uso indevido de paredões de som, serão verificados.

A fiscalização também estará pronta para realizar apreensões de estruturas irregulares e garrafas de vidro, produtos inflamáveis, além de materias proibidos pela Vigilância Sanitária, como os cigarros eletrônicos.

banner