11 de January de 2024 em Fortaleza

Prefeitura de Fortaleza divulga plano operacional do Pré-Carnaval 2024

Estão previstas ações de segurança, saúde, trânsito, ordenamento, limpeza e fiscalização. Programação do Pré-Carnaval ocorre nos fins de semana de 12 de janeiro a 04 de fevereiro, ocupando 10 polos


banner

Para garantir o conforto, a ordem e a alegria dos foliões em todos os locais e dias de festa do Pré-Carnaval do Ciclo Carnavalesco 2024, a Prefeitura de Fortaleza montou um plano operacional com a participação de diversos órgãos municipais nas áreas de segurança, saúde, trânsito, ordenamento, limpeza e fiscalização.

As festas desta primeira etapa do Ciclo acontecerão de 12 de janeiro a 04 de fevereiro, às sextas, sábados e domingos, em horários diversos, nos polos montados no Aterrinho da Praia de Iracema, Benfica, Raimundo dos Queijos, Parque Rachel de Queiroz, Passeio Público, Mercado dos Pinhões, Mocinha, Centro Cultural Belchior, Espigão do Náutico e Praça do Ferreira, onde as equipes atuarão antes, durante e após os eventos.

A abertura do Pré-Carnaval terá a banda Olodum nesta sexta-feira (12/01), às 20h, na Praça do Ferreira. No sábado (13/01), a cantora Roberta Sá se apresenta às 22h30, no palco do Aterrinho da Praia de Iracema.

Saiba mais: Olodum e Roberta Sá abrem o Pré-Carnaval de Fortaleza neste fim de semana (12 a 14/01)

Trânsito

Para facilitar o acesso do público aos eventos do Pré-Carnaval, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) montou uma operação especial de tráfego com efetivo composto por 200 agentes de trânsito atuando por fim de semana no entorno dos polos de festa.

No polo do Raimundo dos Queijos, está previsto um bloqueio no cruzamento da Rua General Bezerril com Rua Castro e Silva, das 7h às 18h, nos eventos que acontecem sempre aos domingos. Já no Benfica, estão programados bloqueios a partir das 15h nos sábados e domingos nas esquinas da Rua Waldery Uchoa com Av. 13 de Maio; Rua Paulino Nogueira com Rua Marechal Deodoro; Rua Paulino Nogueira com Rua Santo Antônio e Rua João Gentil com Rua Paulino Nogueira.

O entorno do Mercado dos Pinhões, localizado na Praça Visconde de Pelotas, tem previsão de bloqueio às sextas e sábados, das 12h às 23h. As equipes estarão nos cruzamentos da Rua Visconde de Pelotas com Rua Gonçalves Ledo, Rua Gonçalves Ledo com Rua Tenente Benévolo e Rua Nogueira Acioli com Rua Pereira Filgueiras. Na Praça do Ferreira, haverá coibição do estacionamento também nas sextas e sábados de festa a partir das 5h da manhã. O bloqueio está previsto a partir das 16h nos cruzamentos da Rua Floriano Peixoto com Rua Pedro Borges; Rua Floriano Peixoto com Rua Pedro Pereira; Rua Major Facundo com Rua São Paulo.

Os polos do Aterrinho da Praia de Iracema e Mocinha terão operação conjunta, com coibição de estacionamento da Rua João Cordeiro a partir das 7h. As interdições serão implementadas nos sábados de Pré-Carnaval a partir das 13h. No Aterrinho estarão fechadas a Av. Beira-Mar, entre a Rua Ildefonso Albano e Rua Arariús, e também a Rua João Cordeiro, entre a Av. Historiador Raimundo Girão e Av. Beira-Mar. As avenidas Abolição e Historiador Raimundo Girão estarão interditadas entre as ruas Nunes Valente e Ildefonso Albano. A opção de desvio para quem vem na Av. Historiador Raimundo Girão, sentido Centro/Mucuripe, é dobrar à direita na Rua Ildefonso Albano e à esquerda na Av. Monsenhor Tabosa. Já para quem segue no sentido Mucuripe/Centro, a orientação é dobrar à esquerda na Rua Nunes Valente e à direita na Rua Dep. Moreira da Rocha ou utilizar a Rua Tenente Benévolo.

Também serão bloqueadas todas as vias que dão acesso ao Aterro, como Monsenhor Bruno, Camocim, Carlos Vasconcelos, Francisco Virgílio Vasconcelos e Barão de Aracati, a partir do cruzamento com a Av. Monsenhor Tabosa. Por sua vez, na Mocinha, serão fechados os seguintes cruzamentos: Rua João Cordeiro com Rua Tenente Benévolo; Rua Alfredo Prudente com Rua Tenente Benévolo; Rua Deputado Moreira da Rocha com Rua Padre Pita; e Rua Pe. Climério com Rua Antônio Augusto.

Os demais polos de festas de pré-carnaval da Prefeitura de Fortaleza contarão com a presença de agentes de trânsito em viaturas que vão monitorar o tráfego, assegurando a travessia dos foliões e o fluxo de veículos. As intervenções, como bloqueios e desvios temporários, poderão ser implementadas de acordo com a demanda.

Transporte

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) oferta a frota das linhas disponíveis que circulam no entorno dos polos carnavalescos. Para reforçar a frota, a Etufor acrescenta cinco ônibus reserva com destino ao Polo da Praia de Iracema, especialmente entre 19h e 02h da madrugada. Na Praia de Iracema, cerca de 20 linhas já atendem à demanda do evento, circulando próximo ao Aterrinho.

Linhas que circulam perto do Aterrinho da Praia de Iracema

011 - Circular 1/Centro
012 - Circular 2/Centro
051 - Grande Circular I
052 - Grande Circular II
055 - Corujão/Grande Circular I
056 - Corujão/Grande Circular II
071 - Antônio Bezerra/Mucuripe
073 - Siqueira/Praia de Iracema
077 - Parangaba/Mucuripe
078 - Siqueira/Mucuripe/ED
092 - Antônio Bezerra/Papicu/Praia de Iracema
099 - Siqueira/Mucuripe/Barão de Studart
120 - Vila do Mar/Náutico/Antônio Bezerra I
130 - Vila do Mar/Náutico/Antônio Bezerra II/SFS
711 - Barra do Ceará/Cais do Porto
752 - Caça e Pesca/Centro
901 - Dom Luís/Papicu/Centro
905 - Meireles/Centro
906 - Caça e Pesca/Serviluz/Centro
907 - Castelo Encantado/Centro

Topbus+

Além do transporte convencional, os foliões fortalezenses poderão contar, ainda, com o TopBus+, serviço de viagens compartilhadas sob demanda, como transporte de ida e volta para as programações de pré-carnaval. Durante os fins de semana, o serviço contará com a frota estendida para atender às solicitações. O serviço funciona sem interrupções, cobrindo a capital cearense 24 horas por dia, e oferece a conveniência de transportar até 13 passageiros por veículo, além de possibilitar os cartões transporte como forma de forma de pagamento, com a novidade de ofertar 20% de desconto para pagamentos em pix para viagens que tenham embarque ou desembarque nas festas de pré-carnaval.

Segurança

A Guarda Municipal cuidará de toda a segurança do evento com ações de patrulhamento em viaturas, motos, bicicletas e a pé, além de também atuar com videomonitoramento e ações de prevenção e de salvamento aquático na orla da cidade. Ao todo, 1.096 agentes estarão escalados na Operação Pré-Carnaval 2024, dentre guardas municipais, subinspetores e inspetores.

Os agentes de segurança atuarão ainda no apoio junto aos servidores de órgãos de fiscalização e controle, como Agefis, AMC e Regionais onde os eventos festivos ocorrem, além de também reforçarem as equipes dos Terminais da Integração para garantir a maior segurança para passageiros na ida e no retorno nos dias de festa.

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará atuando no Ciclo Carnavalesco 2024. De 10 janeiro a 03 de fevereiro, período que compreende o pré-carnaval, serão instalados três Postos Médicos Avançado (PMAs), sendo um no polo carnavalesco do Aterrinho da Praia de Iracema, um no polo do Mercado dos Pinhões e outro no polo do Benfica. Serão dois tipos de PMA, os dos polos do Aterrinho e Benfica contarão com duas unidades móveis de atendimento (ambulância), sendo uma de suporte avançado e uma de suporte básico. Já o PMA do polo do Mercado dos Pinhões contará com uma unidade móvel de atendimento de suporte intermediário. No total, 30 profissionais atuarão nos três PMAs. Os polos de pré-carnaval da Praça do Ferreira, Mocinha, Raimundo do Queijo, Passeio Público, Parque Rachel de Queiroz, Espigão do N[autico e Centro Cultural Belchior contarão com apoio de ambulância.

Limpeza

O plano de trabalho de limpeza urbana, definido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), prevê limpezas diárias após os eventos. Cada polo contará com equipes de 8 a 12 garis, em um regime de quatro horas de trabalho.

Ordenamento

Para as festas de Pré-Carnaval, as Secretarias Executivas Regionais 2, 3, 4 e 12 realizaram o cadastro de 1.168 vendedores ambulantes, que irão trabalhar com o comércio de alimentos, bebidas e adereços. Na Regional 2, 580 ambulantes estão autorizados para atuar nos polos Mocinha, Praia de Iracema e Náutico. Na SER 3, as festividades acontecem no Parque Rachel de Queiroz e serão 387 permissionários, sendo 312 ambulantes e 75 em trailers. Já no polo da Praça João Gentil, no bairro Benfica, a Regional 4 cadastrou e autorizou a atividade de 50 comerciantes. Nos já tradicionais polos Mercado dos Pinhões, Praça do Ferreira, Raimundo dos Queijos, Passeio Público e Largo Assunção (Centro Cultural Belchior), Na SER 12, serão 151 comerciantes autorizados para trabalhar em barracas, carrinhos ou de forma itinerante. A atividade dos comerciantes autorizados será orientada por equipes das Secretarias Regionais, conforme plano operacional elaborado para as festividades.

Fiscalização

Contribuindo para a organização, o bem-estar e a segurança dos foliões, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) atuará, dos dias 12 de janeiro a 4 de fevereiro, nos dez polos pré-carnavalescos da cidade. Ao todo, por fim de semana, mais de 300 agentes, entre fiscais, coordenadores e auxiliares, realizarão o controle urbano dos eventos, com o objetivo de impedir o comércio irregular e obstruções indevidas nos logradouros, além de garantir o devido cumprimento das autorizações emitidas pelas Secretarias Regionais apreendendo, quando necessário, equipamentos e materiais proibidos. Ainda, os serviços de saúde que prestarão apoio ao evento serão inspecionados pelos agentes de Vigilância Sanitária, na busca de prevenir irregularidades para o necessário atendimento à população presente. A Agefis também contará com equipes volantes por toda a cidade, atendendo a denúncias e em busca ativa no combate à poluição sonora e perturbação do sossego alheio, coibindo a utilização indevida de paredões de som, equipamentos proibidos por lei.

Prefeitura de Fortaleza divulga plano operacional do Pré-Carnaval 2024

Estão previstas ações de segurança, saúde, trânsito, ordenamento, limpeza e fiscalização. Programação do Pré-Carnaval ocorre nos fins de semana de 12 de janeiro a 04 de fevereiro, ocupando 10 polos

banner

Para garantir o conforto, a ordem e a alegria dos foliões em todos os locais e dias de festa do Pré-Carnaval do Ciclo Carnavalesco 2024, a Prefeitura de Fortaleza montou um plano operacional com a participação de diversos órgãos municipais nas áreas de segurança, saúde, trânsito, ordenamento, limpeza e fiscalização.

As festas desta primeira etapa do Ciclo acontecerão de 12 de janeiro a 04 de fevereiro, às sextas, sábados e domingos, em horários diversos, nos polos montados no Aterrinho da Praia de Iracema, Benfica, Raimundo dos Queijos, Parque Rachel de Queiroz, Passeio Público, Mercado dos Pinhões, Mocinha, Centro Cultural Belchior, Espigão do Náutico e Praça do Ferreira, onde as equipes atuarão antes, durante e após os eventos.

A abertura do Pré-Carnaval terá a banda Olodum nesta sexta-feira (12/01), às 20h, na Praça do Ferreira. No sábado (13/01), a cantora Roberta Sá se apresenta às 22h30, no palco do Aterrinho da Praia de Iracema.

Saiba mais: Olodum e Roberta Sá abrem o Pré-Carnaval de Fortaleza neste fim de semana (12 a 14/01)

Trânsito

Para facilitar o acesso do público aos eventos do Pré-Carnaval, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) montou uma operação especial de tráfego com efetivo composto por 200 agentes de trânsito atuando por fim de semana no entorno dos polos de festa.

No polo do Raimundo dos Queijos, está previsto um bloqueio no cruzamento da Rua General Bezerril com Rua Castro e Silva, das 7h às 18h, nos eventos que acontecem sempre aos domingos. Já no Benfica, estão programados bloqueios a partir das 15h nos sábados e domingos nas esquinas da Rua Waldery Uchoa com Av. 13 de Maio; Rua Paulino Nogueira com Rua Marechal Deodoro; Rua Paulino Nogueira com Rua Santo Antônio e Rua João Gentil com Rua Paulino Nogueira.

O entorno do Mercado dos Pinhões, localizado na Praça Visconde de Pelotas, tem previsão de bloqueio às sextas e sábados, das 12h às 23h. As equipes estarão nos cruzamentos da Rua Visconde de Pelotas com Rua Gonçalves Ledo, Rua Gonçalves Ledo com Rua Tenente Benévolo e Rua Nogueira Acioli com Rua Pereira Filgueiras. Na Praça do Ferreira, haverá coibição do estacionamento também nas sextas e sábados de festa a partir das 5h da manhã. O bloqueio está previsto a partir das 16h nos cruzamentos da Rua Floriano Peixoto com Rua Pedro Borges; Rua Floriano Peixoto com Rua Pedro Pereira; Rua Major Facundo com Rua São Paulo.

Os polos do Aterrinho da Praia de Iracema e Mocinha terão operação conjunta, com coibição de estacionamento da Rua João Cordeiro a partir das 7h. As interdições serão implementadas nos sábados de Pré-Carnaval a partir das 13h. No Aterrinho estarão fechadas a Av. Beira-Mar, entre a Rua Ildefonso Albano e Rua Arariús, e também a Rua João Cordeiro, entre a Av. Historiador Raimundo Girão e Av. Beira-Mar. As avenidas Abolição e Historiador Raimundo Girão estarão interditadas entre as ruas Nunes Valente e Ildefonso Albano. A opção de desvio para quem vem na Av. Historiador Raimundo Girão, sentido Centro/Mucuripe, é dobrar à direita na Rua Ildefonso Albano e à esquerda na Av. Monsenhor Tabosa. Já para quem segue no sentido Mucuripe/Centro, a orientação é dobrar à esquerda na Rua Nunes Valente e à direita na Rua Dep. Moreira da Rocha ou utilizar a Rua Tenente Benévolo.

Também serão bloqueadas todas as vias que dão acesso ao Aterro, como Monsenhor Bruno, Camocim, Carlos Vasconcelos, Francisco Virgílio Vasconcelos e Barão de Aracati, a partir do cruzamento com a Av. Monsenhor Tabosa. Por sua vez, na Mocinha, serão fechados os seguintes cruzamentos: Rua João Cordeiro com Rua Tenente Benévolo; Rua Alfredo Prudente com Rua Tenente Benévolo; Rua Deputado Moreira da Rocha com Rua Padre Pita; e Rua Pe. Climério com Rua Antônio Augusto.

Os demais polos de festas de pré-carnaval da Prefeitura de Fortaleza contarão com a presença de agentes de trânsito em viaturas que vão monitorar o tráfego, assegurando a travessia dos foliões e o fluxo de veículos. As intervenções, como bloqueios e desvios temporários, poderão ser implementadas de acordo com a demanda.

Transporte

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) oferta a frota das linhas disponíveis que circulam no entorno dos polos carnavalescos. Para reforçar a frota, a Etufor acrescenta cinco ônibus reserva com destino ao Polo da Praia de Iracema, especialmente entre 19h e 02h da madrugada. Na Praia de Iracema, cerca de 20 linhas já atendem à demanda do evento, circulando próximo ao Aterrinho.

Linhas que circulam perto do Aterrinho da Praia de Iracema

011 - Circular 1/Centro
012 - Circular 2/Centro
051 - Grande Circular I
052 - Grande Circular II
055 - Corujão/Grande Circular I
056 - Corujão/Grande Circular II
071 - Antônio Bezerra/Mucuripe
073 - Siqueira/Praia de Iracema
077 - Parangaba/Mucuripe
078 - Siqueira/Mucuripe/ED
092 - Antônio Bezerra/Papicu/Praia de Iracema
099 - Siqueira/Mucuripe/Barão de Studart
120 - Vila do Mar/Náutico/Antônio Bezerra I
130 - Vila do Mar/Náutico/Antônio Bezerra II/SFS
711 - Barra do Ceará/Cais do Porto
752 - Caça e Pesca/Centro
901 - Dom Luís/Papicu/Centro
905 - Meireles/Centro
906 - Caça e Pesca/Serviluz/Centro
907 - Castelo Encantado/Centro

Topbus+

Além do transporte convencional, os foliões fortalezenses poderão contar, ainda, com o TopBus+, serviço de viagens compartilhadas sob demanda, como transporte de ida e volta para as programações de pré-carnaval. Durante os fins de semana, o serviço contará com a frota estendida para atender às solicitações. O serviço funciona sem interrupções, cobrindo a capital cearense 24 horas por dia, e oferece a conveniência de transportar até 13 passageiros por veículo, além de possibilitar os cartões transporte como forma de forma de pagamento, com a novidade de ofertar 20% de desconto para pagamentos em pix para viagens que tenham embarque ou desembarque nas festas de pré-carnaval.

Segurança

A Guarda Municipal cuidará de toda a segurança do evento com ações de patrulhamento em viaturas, motos, bicicletas e a pé, além de também atuar com videomonitoramento e ações de prevenção e de salvamento aquático na orla da cidade. Ao todo, 1.096 agentes estarão escalados na Operação Pré-Carnaval 2024, dentre guardas municipais, subinspetores e inspetores.

Os agentes de segurança atuarão ainda no apoio junto aos servidores de órgãos de fiscalização e controle, como Agefis, AMC e Regionais onde os eventos festivos ocorrem, além de também reforçarem as equipes dos Terminais da Integração para garantir a maior segurança para passageiros na ida e no retorno nos dias de festa.

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará atuando no Ciclo Carnavalesco 2024. De 10 janeiro a 03 de fevereiro, período que compreende o pré-carnaval, serão instalados três Postos Médicos Avançado (PMAs), sendo um no polo carnavalesco do Aterrinho da Praia de Iracema, um no polo do Mercado dos Pinhões e outro no polo do Benfica. Serão dois tipos de PMA, os dos polos do Aterrinho e Benfica contarão com duas unidades móveis de atendimento (ambulância), sendo uma de suporte avançado e uma de suporte básico. Já o PMA do polo do Mercado dos Pinhões contará com uma unidade móvel de atendimento de suporte intermediário. No total, 30 profissionais atuarão nos três PMAs. Os polos de pré-carnaval da Praça do Ferreira, Mocinha, Raimundo do Queijo, Passeio Público, Parque Rachel de Queiroz, Espigão do N[autico e Centro Cultural Belchior contarão com apoio de ambulância.

Limpeza

O plano de trabalho de limpeza urbana, definido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), prevê limpezas diárias após os eventos. Cada polo contará com equipes de 8 a 12 garis, em um regime de quatro horas de trabalho.

Ordenamento

Para as festas de Pré-Carnaval, as Secretarias Executivas Regionais 2, 3, 4 e 12 realizaram o cadastro de 1.168 vendedores ambulantes, que irão trabalhar com o comércio de alimentos, bebidas e adereços. Na Regional 2, 580 ambulantes estão autorizados para atuar nos polos Mocinha, Praia de Iracema e Náutico. Na SER 3, as festividades acontecem no Parque Rachel de Queiroz e serão 387 permissionários, sendo 312 ambulantes e 75 em trailers. Já no polo da Praça João Gentil, no bairro Benfica, a Regional 4 cadastrou e autorizou a atividade de 50 comerciantes. Nos já tradicionais polos Mercado dos Pinhões, Praça do Ferreira, Raimundo dos Queijos, Passeio Público e Largo Assunção (Centro Cultural Belchior), Na SER 12, serão 151 comerciantes autorizados para trabalhar em barracas, carrinhos ou de forma itinerante. A atividade dos comerciantes autorizados será orientada por equipes das Secretarias Regionais, conforme plano operacional elaborado para as festividades.

Fiscalização

Contribuindo para a organização, o bem-estar e a segurança dos foliões, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) atuará, dos dias 12 de janeiro a 4 de fevereiro, nos dez polos pré-carnavalescos da cidade. Ao todo, por fim de semana, mais de 300 agentes, entre fiscais, coordenadores e auxiliares, realizarão o controle urbano dos eventos, com o objetivo de impedir o comércio irregular e obstruções indevidas nos logradouros, além de garantir o devido cumprimento das autorizações emitidas pelas Secretarias Regionais apreendendo, quando necessário, equipamentos e materiais proibidos. Ainda, os serviços de saúde que prestarão apoio ao evento serão inspecionados pelos agentes de Vigilância Sanitária, na busca de prevenir irregularidades para o necessário atendimento à população presente. A Agefis também contará com equipes volantes por toda a cidade, atendendo a denúncias e em busca ativa no combate à poluição sonora e perturbação do sossego alheio, coibindo a utilização indevida de paredões de som, equipamentos proibidos por lei.