A Prefeitura de Fortaleza divulgou, em coletiva de imprensa no Paço Municipal nesta sexta-feira (28/12), o plano operacional do Réveillon 2019. A organização envolve grande empenho das pastas municipais nos quesitos segurança, saúde, limpeza, mobilidade e fiscalização, de modo a garantir um evento tranquilo para fortalezenses e turistas. Neste ano, a expectativa é de que mais de um 1,2 milhão de pessoas participem do momento da virada, com show pirotécnico de 17 minutos. O evento conta com o patrocínio da Skol e Governo do Estado
A ocasião contou com a presença do secretário de Turismo, Régis Medeiros; de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo; da Agência de Fiscalização de Fortaleza, Júlio Fernandes; da Saúde, Joana Maciel; e da Segurança Cidadã, Antônio Azevedo; bem como autoridades da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo Bombeiros, dentre outros.
“Tivemos hoje a última de três reuniões de planejamento para essa festa, a mais importante do calendário turístico e cultural de Fortaleza. Temos forças amigas muito integradas, o Estado do Ceará, a Prefeitura de Fortaleza, toda a gestão de segurança militar e de saúde também integradas com a gente. Além disso, uma grande elaboração de transporte, trânsito, Guarda Municipal, de modo a fazer uma festa similar a dos anos anteriores, com muito sucesso e muita tranquilidade”, destacou o secretário João Pupo.
Além disso, o titular da SCSP também realizou duas recomendações: tanto para que as pessoas evitem utilizar embalagens de vidro no entorno do Aterro, para evitar causar acidentes, como para que as pessoas evitem ao máximo utilizar carros particulares para acessar o local. “Estamos disponibilizando linhas extras de ônibus em todos os terminais de Fortaleza, além de duas operações específicas: um bolsão no shopping RioMar Fortaleza, no bairro Papicu, onde será disponibilizado estacionamento gratuito, com transporte entre a Rua Deputado Moreira da Rocha para a Av. Rui Barbosa”, pontuou o João Pupo, descrevendo, ainda, que na Av. Rui Barbosa, haverá um bolsão com 300 metros de fila de táxis para que as pessoas possam voltar para casa.
O secretário de Turismo, Régis Medeiros, salientou que o Réveillon irá trazer uma grande movimentação na rede hoteleira na cidade de Fortaleza. “Esperamos, ao longo do mês de dezembro, 640 mil turistas, e para a temporada, o Governo do Estado tem a previsão de 1.180.000 turistas injetando dinheiro na nossa economia, gerando emprego e renda”, disse. Para os hotéis, ocupação de 97% para o período do Réveillon, e na alta temporada, em janeiro, ocupação em torno de 85% ao longo do mês de janeiro.
A programação tem início a partir das 17h do dia 31 de dezembro e o local será palco de apresentações de artistas locais e nacionais. Dentre as atrações, subirão no palco do Réveillon 2019 de Fortaleza Cláudia Leitte, Marília Mendonça, Alcione, Xand Avião, Léo Santana, Ednardo e Jorge Vercillo. Participarão também os cantores Ítalo e Renno, Waldonys e Tom Drummond, vencedor do Festival da Música de Fortaleza. Enriquecendo a pluralidade musical oferecida pelo evento, irão se apresentar, também, a Bateria da Escola de Samba carioca União da Ilha e a Banda Patrulha.
Confira aqui o plano operacional completo para o Réveillon