A Prefeitura de Fortaleza divulgou, em coletiva de imprensa, no Paço Municipal, na manhã desta sexta-feira (27/12), o plano operacional do Réveillon 2020, evento tradicionalmente realizado no Aterro da Praia de Iracema. A organização da festa envolve órgãos municipais e estaduais de segurança, saúde, limpeza, mobilidade e fiscalização, de modo a garantir um evento tranquilo para fortalezenses e turistas.
Confira aqui o plano operacional completo para o Réveillon de Fortaleza 2020
Neste ano, a expectativa é de que mais de um 1,2 milhão de pessoas prestigiem a festa, que terá 12 minutos de queima de fogos. Além de contar com o apoio do Governo do Estado do Ceará, o Réveillon de Fortaleza está atraindo, pelo segundo ano consecutivo, investimentos privados para o seu financiamento por meio do patrocínio da Skol Puro Malte.
A coletiva de imprensa contou com a presença dos secretários da Regional II, Ferrucio Feitosa, de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, e do Turismo, Alexandre Pereira. Também participaram o coordenador de Comunicação Social, Moacir Maia, bem como representantes de órgãos municipais e da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo Bombeiros, entre outros.
Ao todo, 12 entidades estiveram envolvidas, durante meses, na montagem do plano operacional que, este ano, tem como destaque a ampliação do novo Aterro da Praia de Iracema, conforme citou o titular da Regional II, Ferrucio Feitosa. "Nós tínhamos, antes, 50 mil metros quadrados à disposição para realizar o evento, e hoje temos mais de 100 mil metros quadrados disponíveis para que as pessoas possam aproveitar a noite com mais conforto e segurança", destacou o Secretário.
O secretário de Turismo, Alexandre Pereira, salientou que o Réveillon promoverá uma grande movimentação na rede hoteleira de Fortaleza. “Esperamos, ao longo do mês de dezembro, 650 mil turistas, e estamos felizes de saber, por um site de pesquisa, que Fortaleza é a cidade mais procurada para o Reveillón e a mais procurada do Nordeste para a alta estação. E isso reflete um trabalho muito articulado do prefeito Roberto Cláudio e do governador Camilo Santana vendo o turismo de forma estratégica. Essa festa é feita para o fortalezense, mas se for boa para o fortalezense ela será boa também para o turista", ressaltou.
Em seguida, os representantes apresentaram seus planejamentos com detalhes e as estratégias operacionais para o transporte coletivo, trânsito, segurança pública, limpeza urbana, atendimento médico e outros serviços. Uma das novidades é o aumento do efetivo para a segurança, devido à ampliação do novo aterro.
A Polícia Civil prestará apoio com efetivo e funcionamento de delegacias plantonistas. A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), por meio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), já deu início à Operação Réveillon 2020 e os guardas já estão atuando em diversas áreas. Já a Polícia Militar, devido ao aumento do espaço do Aterro, redimensionou o próprio policiamento, principalmente da cavalaria, e irá atuar com dois drones. Também será utilizado um policiamento fixo com viaturas, bases móveis e uma plataforma de observação em pontos estrategicos.
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) deu ênfase às ações para garantir os deslocamentos para o Aterro da Praia de Iracema, que devem ser feitos, prioritariamente, utilizando o transporte coletivo (ônibus, vans e táxis). Medidas como tarifa social e linhas extras especiais estão no plano operacional do órgão. O bolsão de estacionamento do Shopping Rio Mar Fortaleza será outra opção para o público. "Teremos o bolsão do Rio Mar com estacionamento gratuito, bem como uma linha gratuita saindo do shopping até o Aterro das 17h até as 6h da manhã, e dois dias de tarifa social", disse.
Para garantir tranquilidade na operação de tráfego, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) vai atuar em três frentes: coibição de estacionamentos, bloqueio para montagem de barracas e bloqueios gerais. Já a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai disponibilizar postos médicos avançados (PMA) organizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Fortaleza e Ceará. Quatro equipamentos estarão de plantão para dar apoio ao evento, entre eles, o Instituto Doutor José Frota (IJF), que já tem equipes preparadas para dar o suporte, como explica a superintendente Riane Azevedo. "O IJF já vem se preparando para absorver essa demanda. Reforçamos as equipes, mantivemos o plano de ação, salas cirúrgicas estão montadas o tempo inteiro e teremos 36 médicos de plantão durante 24h no Réveillon", garantiu.
Programação e atrações
A festa terá início às 16h30 do dia 31 de dezembro e contará com shows de atrações locais e nacionais, indo até às 6h do dia 1º de janeiro. Entre as principais atrações, subirão ao palco (por ordem de apresentação): Marcus Café, Chambinho do Acordeon, Jonnas Alves, Ludmila Amaral, Waldonys, Paulo José, Roberta Fiúza, Marcos Lessa (também vencedor do Festival da Música de Fortaleza), Jorge Ben Jor, Fagner, Alok, Falcão, Matheus e Kauan, Nando Reis, Simone e Simaria, Mastruz com Leite, Calcinha Preta e Limão com Mel.
Palco Fortaleza
A maior novidade do Réveillon 2020 é o Palco Fortaleza, instalado no Aterrinho da Praia de Iracema, que contará com atrações fortemente identificadas com as periferias e a diversidade artística. Com repertório autoral que vai do reggae ao rap, passando pela black music e pelo forró, a programação do novo palco contemplará a cena independente em sua mais expressiva característica: a força dos processos criativos a partir de olhares atentos sobre a cidade de Fortaleza e promovendo a democratização do acesso. Subirão ao Palco Fortaleza: Coletivo de DJs Rebel Women, DJ Priscilla Delgado, grupo Na Quebrada do Côco, banda Ghetto Roots, Luiza Nobel e Getúlio Abelha. A apresentação ficará por conta da Mulher Barbada.