A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Participação Social (CPS), anuncia, nesta segunda-feira (07/08), o resultado das eleições suplementares para Agentes de Cidadania e Controle Social (ACCS) no biênio 2023/2024. Foram eleitos 152 agentes que atuarão nas vagas remanescentes em 29 territórios pertencentes a 10 Regionais de Fortaleza, considerando que nas Regionais 1 e 5 todas as vagas já foram ocupadas.
Resultado das eleições suplementares
O coordenador de Participação Social, Bruno Ximenes, avalia que as eleições suplementares foram um sucesso. “Conseguimos tirar de casa mais de 43 mil pessoas, para ser mais exato, 43.766 pessoas que escolheram entre os 540 candidatos aptos para receberem votos. Isso demonstra a confiança da população na gestão municipal do prefeito Sarto que vem trabalhando muito com seu olhar específico para a sociedade civil, principalmente nas áreas com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)”, destaca.
A agente de cidadania que recebeu a maior quantidade de votos foi Alexandra Souza, eleita no território 35, da Regional 10, que abrange os bairros Jardim Cearense, Maraponga, Mondubim e Vila Manoel Sátiro. “(Estou) muito feliz mesmo. Agradeço primeiramente a Deus por essa oportunidade. Agradeço também aos meus irmãos e a todos os meus amigos que acreditaram em mim e me ajudaram, me deram todo o apoio”, comemora após ter recebido 966 votos.
A expectativa da nova agente de cidadania é manter o trabalho que ela já desempenhava em benefício da comunidade. “A gente não mede esforços para ajudar todas as pessoas que nos procuram. Agora o meu desejo é trabalhar muito mais em prol de todos e correr atrás do que a gente puder e ajudar as pessoas, independente do bairro que for”, destaca agradecendo a todos os eleitores.
Dados das eleições suplementares
Ao todo, 43.766 eleitores participaram da votação que ocorreu em 53 locais distribuídos em todas as Regionais de Fortaleza. O pleito foi realizado durante dez dias entre 24 de julho e 4 de agosto, por meio de voto direto e secreto em urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
Para essas eleições, 540 candidatos e candidatas estavam aptos para receber os votos dos eleitores com idade igual ou superior a 16 anos e que comprovaram domicílio no município de Fortaleza. Em março deste ano, ocorreram as eleições gerais e, após todo o processo, foram eleitos 329 agentes.
As eleições suplementares são coordenadas pelo Conselho Municipal de Planejamento Participativo (CMPP), sob a fiscalização da comissão eleitoral do pleito, formada por três membros do poder público e três representantes da sociedade civil.
Quem são os agentes de cidadania?
Os Agentes de Cidadania e Controle Social (ACCS) são membros da sociedade civil eleitos para representarem o território no qual residem junto à Prefeitura Municipal de Fortaleza. Esses agentes atuam em busca de melhorias para as respectivas comunidades, informando à gestão as reais necessidades da área.
Eleição anterior
A eleição dos ACCS aconteceu entre 13 e 28 de março deste ano e, pela primeira vez, contou com a utilização de urnas eletrônicas. Ao todo, 37.069 pessoas participaram desse pleito, que ocorreu em 54 locais de votação nas 12 Regionais de Fortaleza. O resultado foi anunciado no dia 30 de março e a posse dos 307 eleitos aconteceu no dia 12 de maio, no Ginásio Aécio de Borba, no bairro Benfica. Em 1º de junho, mais 22 agentes tomaram posse na sede da CPS, no bairro Centro, após serem remanejados e eleitos em vagas remanescentes.
Sala de Cidadania
Para intensificar o diálogo entre a gestão municipal e a sociedade civil, a CPS também criou a Sala de Cidadania. O espaço funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, na sede da Coordenadoria de Participação Social, na Rua Guilherme Rocha, 175, bairro Centro. Com essa estrutura, a equipe da CPS poderá acolher as demandas dos agentes de cidadania e da população em geral e encaminhar os pedidos para análise das respectivas pastas municipais.