A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal das Finanças (Sefin), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), divulgou, nesta sexta-feira (10/11) o resultado da 15ª edição do Prêmio Sefin de Finanças Públicas Municipais. Nesta edição, a premiação teve como tema “O tributo como instrumento promotor da sustentabilidade ambiental”, além da temática de educação fiscal.
Foram premiados 33 alunos e seis equipes nas categorias Desenhos, Poemas, Redações, Jogo Digital e Iniciativa Pedagógica. Os estudantes vencedores do 1º ao 3º lugar receberão smartphones, e os professores orientadores destes alunos receberão R$ 1.500,00. Na categoria Iniciativa Pedagógica, a escola vencedora receberá um notebook. A entrega dos prêmios será realizada este mês em uma cerimônia solene.
Adriana Leal, coordenadora de planejamento da Sefin, ressalta que o Prêmio tem a função de incentivar a reflexão sobre a educação fiscal em sala de aula: “A iniciativa desperta nos estudantes a conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos. Neste ano, a temática trouxe a possibilidade da discussão sobre os tributos e a conscientização ambiental”, explica ela.
Alunos de diversas escolas públicas e particulares do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e 1ª à 3ª série do ensino médio enviaram seus trabalhos. Ao todo, foram recebidas 4.944 inscrições, sendo 2.157 desenhos, 1.788 poemas, 982 redações, 11 jogos (desenvolvidos por meio da plataforma scratch, apresentando desafios e reflexão acerca da importância socioeconômica dos tributos) e 6 iniciativas pedagógicas.
O Prêmio Sefin de Finanças Públicas tem como objetivo principal possibilitar a inserção do conteúdo da Educação Fiscal nas escolas, estimulando o exercício contínuo da cidadania entre os estudantes da rede pública e privada de Fortaleza.
Programa de Educação Fiscal
O programa da Sefin é desenvolvido com alunos do ensino fundamental, e é realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME). O objetivo da ação é estimular a reflexão sobre a importância dos tributos que mantêm o funcionamento do município desde a infância e adolescência. Além do prêmio, o programa conta com outras ações como o Projeto Escola e o Nota Fortaleza.