A Prefeitura de Fortaleza e a fundação sueca Fryshuset realizam, de 10 a 14/10 (quinta a segunda-feira), a capacitação da primeira turma de facilitadores do curso de liderança internacional Peace Leaders (Líderes da Paz). O curso, que acontece no Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema, é mais uma etapa das ações contempladas no acordo de cooperação firmado em maio de 2018, em Estocolmo, na Suécia, entre o prefeito Roberto Cláudio e o diretor-executivo da Fryshuset, Johan Oljeqvist.
A turma é composta por nove jovens da Rede Cuca, entre 18 e 29 anos, motivados a provocar mudanças positivas em suas comunidades, promovendo paz e segurança. Em novembro do ano passado, os jovens concluíram o treinamento para se tornarem mediadores da cultura de paz e prevenção de conflitos onde vivem. Agora, nessa nova etapa iniciada na quinta-feira (10/10), os jovens serão capacitados como facilitadores do curso Peace Leaders, tornando-se aptos a replicarem o treinamento para formar outras turmas de jovens líderes da paz.
“Durante esses cinco dias, os participantes vão praticar e compreender novas ferramentas e exercícios do treinamento, baseadas nos processos de liderança, comunicação e gerenciamento de conflitos. De modelos positivos em suas comunidades, esses jovens serão capacitados como facilitadores do Peace Leaders, adotando um novo papel profissional”, explica o sueco Simón Ebers, fundador e gerente do curso.
Peace Leaders
O curso Líderes da Paz é um projeto internacional fundado pelo Ministério Sueco dos Negócios Estrangeiros, implementado pelo Instituto para a Democracia e Diálogo na Fryshuset. A iniciativa é uma resposta à Resolução 2250 do Conselho de Segurança da ONU sobre Juventude, Paz e Segurança.
Financiado pela Academia Folke Bernadotte da Suécia, o projeto é realizado pela Fryshuset em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Relações Internacionais e Federativas de Fortaleza e a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude.
Em 2018, a Fryshuset realizou três cursos do programa. A primeira edição, que reuniu jovens da América Latina, aconteceu ano passado, em Fortaleza; a segunda e terceira edições foram realizadas com jovens do Oriente Médio, em Amã, na Jordânia, e na África.
O Peace Leaders foi desenvolvido a partir dos 30 anos de experiência da Fryshuset no trabalho com jovens. Combina a mais recente pesquisa científica sobre gerenciamento de conflitos com métodos de liderança, fornecendo aos jovens ferramentas e conhecimento para que eles possam moldar sua própria comunidade local e futuro.