A Prefeitura de Fortaleza realizará, em parceria com a organização sueca Fryshuset, a primeira edição do programa internacional de liderança para jovens: o Peace Leaders (Líderes da Paz), na América Latina.
Durante cinco dias, no período de 23 a 27 de agosto de 2018, 20 participantes selecionados de Fortaleza e de outras cidades da América Latina, entre 18 e 29 anos, aprenderão ferramentas para prevenir a violência e construir a paz em seu contexto local.
O curso é uma das ações contempladas no acordo de cooperação firmado, em maio deste ano, em Estocolmo, na Suécia, entre o prefeito Roberto Claudio e o diretor executivo da Fryshuset, Johan Oljeqvist.
Segundo o Prefeito, “a parceria com a fundação sueca, hoje um dos maiores centros para formação de jovens de todo o mundo, visa desenvolver projetos com a Rede Cuca, sob um modelo que já é sucesso global. Eles, inclusive, já estiveram em Fortaleza e viram muita similaridade com as ações da Rede Cuca. O nosso acordo de cooperação vai garantir novas ações na prevenção do crime e no combate à violência contra os jovens”.
Simón Ebers, idealizador e gerente de Projeto do Peace Leaders, revela que estão todos extremamente honrados em iniciar o programa em Fortaleza. “Vemos um enorme potencial na juventude local mais próxima dos problemas de violência que estamos tentando resolver. Acreditamos que todos os jovens podem desenvolver suas habilidades inatas através de sua paixão para tornar o mundo um lugar melhor”, destaca.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), da população de 7,5 bilhões de pessoas que vivem no planeta, 1,8 bilhão tem entre 10 e 24 anos.
A população jovem do mundo, que nunca foi tão grande, ainda está por alcançar o seu auge em 2020. A Resolução 2250, adotada pelo Conselho de Segurança da ONU em dezembro de 2015, mostra que além de outras dificuldades essa faixa etária é a mais afetada na questão da segurança local e global. Mais de 90% dos mortos em conflitos violentos são jovens e um em cada grupo de quatro são afetados em suas vidas.
Plataforma de Centros Urbanos
Desde o ano de 2013, a Prefeitura de Fortaleza aderiu à Plataforma de Centros Urbanos (PCU), em parceria com o Unicef, com o objetivo de assegurar o atendimento e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A plataforma busca o constante aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas para esse segmento, com o objetivo de diminuir as desigualdades vivenciadas por essas pessoas, possibilitando, assim, maiores oportunidades para o seu pleno desenvolvimento.
“Um dos objetivos centrais da PCU é trabalhar para desenvolver ações que possam impactar o indicador – 'Homicídios na Adolescência'. Esse é um dos indicadores destacados por essa metodologia e que exige esforços concentrados dos gestores públicos através de ações intersetoriais para a superação desse problema”, afirma a secretária de Relações Internacionais da Prefeitura de Fortaleza, Patrícia Macêdo.
Peace Leaders – Líderes da Paz
O curso intensivo de liderança foi desenvolvido a partir dos 30 anos de experiência da Fryshuset no trabalho com jovens. A iniciativa é uma resposta à Resolução 2250 do Conselho de Segurança da ONU sobre Juventude, Paz e Segurança.
Financiado pelo Ministério do Exterior da Suécia e implementado pelo Instituto Sueco para Democracia e Diálogo, que faz parte da Fryshuset, combina a mais recente pesquisa científica sobre gerenciamento de conflitos com métodos de liderança, fornecendo aos jovens ferramentas e conhecimento para que eles possam moldar sua própria comunidade local e futuro.
Em 2018, o projeto internacional contemplará ao todo 60 jovens da América Latina, África e do Oriente Médio, sendo realizado no mês de agosto, em Fortaleza; em setembro, em Amã, na Jordânia; e no mês de outubro em Nairóbi, no Quênia.
“O município de Fortaleza está recebendo, calorosamente, a Fryshuset e os jovens líderes da paz da América Latina. Temos orgulho de estar na vanguarda do combate à violência contra os jovens da nossa cidade e, sobretudo, junto com nossos parceiros internacionais. A longa experiência de Fryshuset no combate à violência, através do empoderamento de jovens e seus métodos inovadores são uma grande inspiração para o trabalho da Prefeitura. Estamos ansiosos pelos primeiros resultados dessa parceria”, destaca o Secretário de Políticas Públicas de Juventude de Fortaleza, Julio Brizzi.
Fryshuset
Fryshuset é um movimento dinâmico e multifacetado para o desenvolvimento dos jovens. A organização sem fins lucrativos permite que os jovens mudem o mundo através de suas paixões. O Fryshuset promove o empoderamento e a inclusão social dos jovens, com foco especial naqueles que estão em risco ou já enfrentam a exclusão.
Serviço
Lançamento do Peace Leaders
Data: Quinta-feira (23/08)
Horário: 8h30
Local: Hotel Sonata - Av. Beira Mar, 848 - Praia de Iracema