O prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana inauguraram, na noite desta quarta-feira (15/05), a Areninha Conjunto Padre Hélio. O equipamento, instalado no bairro Floresta (Regional I), estimula atividades de esporte, lazer e inclusão social. A iniciativa reúne esforços da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará por meio do Programa Juntos por Fortaleza.
O espaço recebeu investimento superior a R$ 250 mil. Dentre as estruturas oferecidas, destacam-se campo com gramado sintético, alambrado, refletores, vestiários com banheiros, além de projeto paisagístico.
O entorno do equipamento foi contemplado, ainda, com a instalação de luz branca, parque infantil e campo de areia. De acordo com o Prefeito, além de urbanizar e requalificar campos de futebol em áreas estratégicas da Cidade, o objetivo é entregar à população um espaço seguro de convivência e formação cidadã. “Um espaço comunitário como este oferece, além do esporte e da cultura, diversas oportunidades às pessoas. Previne a violência, tira a juventude da ociosidade e movimenta a economia local por meio do comércio”, afirmou Roberto Cláudio.
Camilo Santana apontou a importância da união de esforços em prol dos fortalezenses. “Por meio do Juntos por Fortaleza, estamos ouvindo a população e definindo ações em áreas prioritárias para melhorar a vida das pessoas. As Areninhas integram as famílias, atuam contra a criminalidade e estimulam a saúde por meio do esporte. Essa política exitosa, iniciada com o prefeito Roberto Cláudio, está sendo expandida para todo o Estado”, disse.
A comunidade comemorou a implantação do equipamento e as ações intersetoriais desenvolvidas pela Prefeitura de Fortaleza no bairro Floresta, a exemplo da construção do posto Dr. Airton Monte, da requalificação de espaços públicos e da construção do Centro de Educação Infantil João Marçal Mesquita. “É muito positiva essa atenção da Prefeitura. A gente pensava que esse campo não valia nada e se transformou nessa beleza. O posto de saúde, as escolas e as praças também melhoram muito a vida da gente”, considerou Josiane Castro, mãe de quatro filhos e moradora do entorno.
Expedito José sonha em ser engenheiro civil, mas, há cinco anos, nas horas vagas, dedica-se ao futebol e, para o estudante de 13 anos, a transformação do espaço perto de sua residência em um equipamento esportivo é bem-vinda. “Antes, os matos e as plantas estavam tomando conta dessa região. Jogo bola desde pequeno. Agora, com a Areninha, está tudo melhor”, comemorou.
Projeto Atleta Cidadão
Nas Areninhas, também são implantados núcleos de projetos esportivos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel), como o Atleta Cidadão. Os horários das atividades são oferecidos em dois turnos e definidos de acordo com a demanda da comunidade.
De acordo com Ronaldo Martins, titular da Secel, o Atleta Cidadão oferece todo o material necessário à prática do futebol e contempla pessoas inclusas na faixa etária compreendida entre 8 e 29 anos. As inscrições são realizadas mediante preenchimento de formulário e repasse de informações indispensáveis.