O prefeito Roberto Cláudio e a vice-governadora Izolda Cela inauguraram, na noite desta quarta-feira (22/01), a 20ª Mini Areninha de Fortaleza. O equipamento, instalado no bairro Vila União, estimula a inclusão social por meio do esporte e do lazer. A iniciativa reúne esforços da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará por meio do Programa Juntos por Fortaleza.
Diversas estruturas compõem o espaço. Dentre elas, campo de 540 m² com gramado sintético, alambrado, refletores, campinho de areia e projeto paisagístico. O entorno do equipamento foi contemplado, ainda, com a instalação de luz branca, a padronização de calçadas e a instalação de mobiliários urbanos.
Os recursos investidos foram da ordem de R$ 167 mil. De acordo com o Prefeito, além de urbanizar e requalificar campos de futebol em áreas estratégicas da Cidade, o objetivo é entregar à população um espaço seguro de convivência e formação cidadã.
“Esta iniciativa virou um sucesso na Cidade. Além do campo de futebol, há uma energia no entorno das Areninhas e das Mini Areninhas que vai além. Espaços como este estimulam a economia local e beneficiam crianças, jovens e adultos. Por meio de um projeto social, chamado Atleta Cidadão, é acompanhado o desempenho das crianças e dos jovens no futebol e na vida. Essa é uma maneira de estimular a formação do caráter e da cidadania por meio do esporte”, declarou Roberto Cláudio, que, na ocasião, esteve acompanhado por secretários municipais e estaduais, vereadores, lideranças políticas e comunitárias.
A novidade foi recebida com muita alegria, sobretudo, pela nova geração. O pequeno João Pedro, de 4 anos, compareceu à cerimônia de inauguração acompanhado da mãe e contou o que espera do equipamento. “Amo futebol. Estou feliz com esse campo. Venho brincar com os amigos e jogar sempre”, disse.
Morador do entorno há 15 anos, o aposentado Pedro Soares avaliou positivamente a transformação realizada no bairro onde vive. “Este é um presente para a juventude. Além disso, valoriza o ambiente onde a gente vive, ilumina, traz alegria. A Prefeitura está de parabéns. O Governo do Estado também”, afirmou.
Conforme a vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, por meio da união de esforços entre a Prefeitura e o Governo do Estado, resultados expressivos em áreas intersetoriais têm sido alcançados. As Areninhas configuram claro exemplo disso.
Areninhas
O projeto Areninhas está urbanizando e requalificando campos de futebol em bairros com alto índice de vulnerabilidade social. O objetivo é entregar à população equipamentos esportivos de qualidade, onde a comunidade possa, além de praticar atividade física, ter um espaço seguro de convivência, lazer e formação cidadã.
Fortaleza conta, hoje, com 20 Mini Areninhas e 28 Areninhas estrategicamente distribuídas pela Capital.
20 Mini Areninhas
Conjunto Ceará, Praça Santa Clara, Panamericano, Cristo Redentor, Guajeru, Carlito Pamplona, Fonsequinha, Edgar Mendes Filho, Morro Santa Terezinha I, Conjunto Padre Hélio, Castelão, Parangaba, Mondubim, Rua Quatro, Beira Rio, Santa Terezinha II, Lions, Parque Cocó, Praça da Cruz Grande e, agora, Francisco Daltro Vasconcelos (Vila União).
28 Areninhas
Campo do América (Meireles), Thauzer Parente (Quintino Cunha), Genibaú (Campo do Sevilha), Campo do Pici (CSU César Cals), Pirambu, Vila União, Aracapé, Conjunto Ceará (Polo de Lazer), Sítio São João, Barra do Ceará (Campo do Grêmio), Rodolfo Teófilo (Campo do Novo Ideal), Campo do Barroso, Sargento Hermínio, Beira-Rio, José Walter, Parque Dois Irmãos, Conjunto Esperança, Praia do Futuro I (Serviluz), Praia do Futuro II (Caça e Pesca), São Bernardo (Messejana), Planalto Ayrton Senna, Grande Bom Jardim e Vila Betânia (Parangaba), Areninha Antony Costa, Areninha Granja Portugal, Areninha Parque, Areninha Santa Maria, Lagoa do Urubu e Parque Santo Antônio.
Projeto Atleta Cidadão
Nas Areninhas e nas Mini Areninhas, também são implantados núcleos de projetos esportivos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel), em parceria com a Fetriece, como o Atleta Cidadão.
A iniciativa oferece todo o material necessário à prática do futebol e contempla pessoas inclusas na faixa etária compreendida entre 8 e 29 anos.
As inscrições são realizadas mediante preenchimento de formulário e repasse de informações indispensáveis.
Os horários das atividades são definidos de acordo com a demanda da comunidade.