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“Nós não tivemos a oportunidade desta preparação, de discutir aspectos importantes nessa idade no ambiente escolar. Para saber o que é educação financeira, entender como funciona o mundo financeiro, qual é o papel dela enquanto cidadã para que ela possa se construir financeiramente de forma sustentável, de forma responsável, com acompanhamento”, ressaltou o secretário da Educação, Jefferson Maia.
A iniciativa será implantada, inicialmente, em seis escolas que atendem ao 4° ano do Ensino Fundamental, impactando aproximadamente 830 crianças e 24 professores. As unidades escolares são: Escola Municipal (EM) Francisco Edilson Pinheiro (Vila Velha), EM Irmã Simas (Mucuripe), EM José Nauri Braga (Bela Vista), EM Padre Felice Pistone (Damas), EM Jornalista Demócrito Dummar (Canindezinho) e EM Rosa da Fonseca (Jangurussu).
Uma das alunas beneficiadas da escola Jornalista Demócrito Dummar, Ágata Graziele, do 4° ano, já começou a participar das aulas de educação financeira e conta como foi o processo. “A gente aprendeu como usar o dinheiro, para que serve os cartões e os bancos.” Já a estudante Jéssica Coelho, da mesma turma, adorou aprender sobre outra novidade do dinheiro: “o professor não falou só sobre o dinheiro brasileiro, mas sobre o dos outros países, foi legal aprender que tem nomes diferentes nos outros lugares”.
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As oficinas compreendem seis atividades, utilizando a “Cartilha de Educação Financeira Infantil” como suporte pedagógico. Antes da realização da formação e das oficinas nas escolas, foram realizadas reuniões com os núcleos gestores e visitas técnicas às escolas participantes.
A professora Carmem Vareda, da escola José Nauri Braga, afirmou auxiliar nas oficinas e nas mini palestras com as crianças a fim delas obterem uma visão de formalidade sobre o dinheiro e que desde cedo os alunos devem aprender a importância dessa ferramenta no dia a dia. “Nós recebemos a apostila, com a indicação do conteúdo que vai ser trabalhado na semana e como dar continuidade a esse trabalho na sala de aula, incluindo esse conteúdo nas outras matérias também", disse a educadora.
A cartilha de educação financeira infantil produzida pelo Instituto Brasileiro de Executivo de Finanças do Ceará tem como pilares os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), assim como também está fundamentada nas competências socioemocionais indicadas na Base Nacional Comum Curricular.
A diretora vogal de Sustentabilidade e Educação Financeira do Instituto, Darla Lopes, detalhou a confecção da cartilha. “Com enfoque na ODS três, saúde e bem-estar, as crianças serão orientadas para realizarem as melhores escolhas financeiras em prol de garantir melhor qualidade de vida, saúde e longevidade para si e para suas famílias. As crianças serão orientadas para a prática de consumo consciente visando reduzir o impacto ambiental negativo. Então, a gente foca fortemente na pauta da sustentabilidade dentro da nossa oficina.”