A Prefeitura de Fortaleza divulga, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), da Secretaria Municipal da Juventude, do Instituto Cultural Iracema (ICI) e da Rede Cuca, com o apoio do Consulado Geral da França em Recife, chamada pública para a seleção de artistas e profissionais da dança e do audiovisual, que participarão de atividades de cunho cultural, artístico e turístico, entre os dias 3 e 11 de outubro, durante a realização do projeto Urban Films Festival, que acontecerá nos dias 8 e 9 de outubro, em Paris (França). As inscrições seguem até esta sexta-feira (16/09), por meio de formulário no site da Vila das Artes ou no site do Instituto Iracema
São, ao todo, seis vagas. Quatro delas se destinam a artistas e profissionais da dança e as outras duas são para artistas e profissionais ligados ao campo do audiovisual. Interessados deverão ter no mínimo 18 anos e disponibilidade para viajar, entre os dias 3 e 11 de outubro. Além disso, é necessário ter sido estudante ou professor na Vila das Artes ou de um dos equipamentos da Rede Cuca (ver detalhamento abaixo).
“A política pública para a cultura deve atuar, entre outras frentes, na promoção de boas oportunidades para que profissionais e estudantes tenham condições de desenvolver-se no mercado de trabalho em que atuam. A experiência de um intercâmbio é única e absolutamente complementar ao que é promovido na rede pública de Fortaleza”, comentou Elpídio Nogueira, secretário municipal da Cultura de Fortaleza.
"Trata-se de uma oportunidade ímpar que contempla grande parte dos artistas da cidade, uma vez que muitos certamente passaram, seja como aluno, seja como professor, das atividades promovidas por esses dois grandes centros formativos, que são a Vila das Artes e a Rede Cuca", enfatizou Cássia Campos, diretora-presidente do Instituto Iracema.
Candidatos ligados à dança deverão ter, necessariamente, um mínimo de dois anos de experiência artística em danças urbanas. Além de ter sido professor ou estudante de cursos ofertados pela Escola Pública de Dança da Vila das Artes (três vagas) ou professor/estudante de ações promovidas por equipamentos da Rede Cuca (uma vaga).
Candidatos ligados ao audiovisual deverão ser, necessariamente, concludentes de uma das duas últimas turmas finalizadas do Curso de Realização da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes (uma vaga) ou terem sido estudante ou professor em alguma ação de equipamentos da Rede Cuca (uma vaga).
Confira no edital todo o detalhamento sobre os processos de inscrição e de seleção. Dúvidas e informações: (85) 3105-1404 (85) 3252-1444 e e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A Rede Cuca é uma rede de proteção social e oportunidades formada pelos Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), mantidos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, e geridos pelo Instituto Cuca.
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e administrado pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Inscrição
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site da Vila das Artes, até às 23h59 de sexta-feira (16/09). Além de dados pessoais do candidato, o formulário exige envio de portfólio artístico com as devidas comprovações e vídeo de apresentação relatando um pouco da própria trajetória e as motivações para participar da seleção. Poderão também ser anexados vídeo, fotos e materiais relacionados a outros trabalhos realizados.
Atividades
O roteiro das atividades abrangerá, em linhas gerais, ações ligadas ao Festival de Cinema Urbano, visita e participação em oficina na escola de dança Thony Maskot, visitas a pontos turísticos de Paris, visitas a instituições ligadas a cultura hip hop, entre outros. O Urban Films Festival (UFF), primeiro festival francês de curtas-metragens consagrado às culturas urbanas, é dedicado à cidade e às práticas e estilos de vida que dela emanam.
A Escola Thony Maskot foi a primeira instituição francesa de formação profissional em dança de rua, criada em 1999. Thony Maskot, ex-Panteras Negras, dançarino, coreógrafo, diretor artístico é o patrono e fundador da escola. A escola é patrocinada por Pop'N Taco, fundador do hip hop. A formação de Thony juntou-se à escola de dança Kim Kan em 2007.A formação ocorre ao longo de dois anos. Inclui aprender todos os principais estilos de hip hop bem como uma preparação para o ensino dessas disciplinas e prática de palco para futuros bailarinos profissionais.
Serviço
Inscrições: até sexta-ferira (16/09)
Local de inscrição site da Vila das Artes ou site do Instituto Iracema
Período da imersão: de 03 a 11 de outubro
Dúvidas e informações: (85) 3105-1404 (85) 3252-1444 e e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.