O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, visitou Fortaleza nesta sexta-feira (25/06), para conhecer as boas práticas da capital cearense no desenvolvimento de políticas públicas para a primeira infância.
O gestor e sua equipe foram acolhidos na sede da Sociedade Cearense de Pediatria (Socep) pela secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, pela coordenadora municipal de Educação em Saúde, Ensino, Pesquisa e Programas Especiais (Coepp), Anamaria Cavalcante, e pelo representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Ceará, Rui Aguiar.
Durante o encontro, foram apresentadas ao prefeito da capital paraense as iniciativas já consolidadas em Fortaleza, desde a concepção até a implementação das Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPIs), que vêm fortalecendo o desenvolvimento infantil integral a partir da atuação voluntária e intersetorial de postos de saúde de Fortaleza.
Para o prefeito Edmilson Rodrigues, a integração entre diferentes instâncias a favor da primeira infância gera inúmeros benefícios para a população.
“Estou aqui na Socep, recebido de forma muito carinhosa, para ver como se dá esta integração de uma instituição que representa a medicina na área pediátrica, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Educação e o Unicef. Toda uma metodologia criada por conta desta sinergia, não há vaidade, a política a favor da proteção da criança, então tem que ser um esforço de todos e todos ganham com isso. Especialmente, quem deve ganhar que é a criança”, enfatiza o titular.
Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPIs)
As ações das UAPIs aumentam a qualidade da atenção integral que uma criança recebe, sobretudo ao longo dos seus primeiros mil dias de vida, para garantir direito ao pleno desenvolvimento.
Isso acontece por meio de capacitações sobre primeira infância com os profissionais da saúde, de avaliações de seus indicadores e processos, de definição de metas e da criação de um plano de trabalho para implementar novas rotinas.
Também é feito um monitoramento que acompanha indicadores, como consultas, rotina de pesagem, aleitamento materno e vacinação. Após o período de um ano, as unidades que atingirem suas metas são certificadas como Unidades Amigas da Primeira Infância.