A Prefeitura de Fortaleza iniciou, nesta segunda-feira (10/06), no SENAI Centro, as primeiras turmas deste ano para o Programa Fortaleza + Futuro, fruto de parceria entre o Senai Ceará e a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE). A iniciativa prevê a formação de 154 turmas no período de junho a dezembro, com a oferta de 3.080 vagas para capacitação em diversos cursos profissionalizantes em áreas técnicas da Indústria.
Presente na aula inaugural, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, reforçou os laços de parceria entre o Sistema FIEC e a Prefeitura de Fortaleza, num trabalho de muitos atores por mais emprego, renda e serviços de qualidade na Capital. "Essa parceria é muito importante. Agradeço todo o apoio do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e do superintendente do Senai no Ceará, Paulo André Holanda, para tornar isso possível. O Senai é a instituição que melhor capacita no estado do Ceará, portanto é o nosso parceiro prioritário para essas ações. É um investimento de R$ 2 milhões do município de Fortaleza, garantindo à população nada mais do que o melhor em cursos e oportunidades voltadas ao mercado de trabalho", afirmou.
As oportunidades de qualificação profissional incluem áreas de segmentos industriais como: Alimentos e Bebidas; Gestão, Refrigeração e Climatização; Construção Civil; Automação e Mecatrônica; Tecnologia da Informação; Energia; Vestuário e Automotiva. As aulas são gratuitas e os cursos ofertados pelo Senai Ceará têm carga horária entre 20h e 160h/a.
Gerente do Senai Centro, Alcilane Mota destacou que o trabalho junto à SDE vem da necessidade de garantir ao público de Fortaleza mais oportunidades de emprego e renda, assim como atender às demandas de setores da Indústria. "São cursos voltados justamente para a necessidade de transposição tanto para prestação de serviços quanto para trabalhos dentro das empresas. Com isso, nós esperamos mobilizar formação profissional para os munícipes de Fortaleza de forma com que eles possam atuar e agregar em valor dentro das áreas técnicas, trazendo para si uma condição de renda e ao município uma mão de obra qualificada e atuante."
Neste primeiro momento, foi realizada a abertura de 11 novas turmas no Senai Centro, distribuídas entre os turnos manhã, tarde e noite, com cursos nas áreas de Alimentos, TI, e Refrigeração e Climatização. Outras cinco turmas foram iniciadas no Senai Parangaba (área de Vestuário) e mais três no Senai Barra do Ceará (Energia e Automotiva). Durante o primeiro encontro na unidade Centro, foi dado o pontapé inicial para os cursos de Excel Pleno, Fabricação de Salgados, Fabricação de Sorvetes e Picolés, e Salgados de Festa.
Para a coordenadora Pedagógica do Senai Centro, Denise Nogueira, o Programa Fortaleza + Futuro é uma grande oportunidade para os cidadãos fortalezenses que procuram não apenas aprender novas profissões, mas também ter a garantia de um certificado com a validação de uma instituição de peso como o Senai. "Nós estamos muito felizes com a oportunidade de proporcionar cursos que trazem novas perspectivas profissionais ao público. Os participantes terão a disponibilidade de instrutores preparados para aulas teóricas e práticas, oferecendo uma capacitação voltada ao empreendedorismo e mercado de trabalho", relata.
Ingresso ao mercado de trabalho
No início de 2024, em janeiro, o Senai Ceará e a SDE realizaram a entrega de certificação para 2.001 pessoas formadas em cursos profissionalizantes do Programa Fortaleza + Futuro, somando 112 turmas. Diante do sucesso, muitos fortalezenses buscaram as inscrições para as novas turmas do projeto com a esperança de ter um currículo reforçado para empreender e partir na frente em disputas de vagas. O Programa também oferta cursos em parceria com o Senac Ceará e Fundação Demócrito Rocha. As inscrições para os cursos de julho serão ofertadas pelo site Fortaleza Mais Futuro a partir do dia 20 de junho. Todas as oportunidades são gratuitas e disponíveis para moradores de Fortaleza. As vagas são limitadas.