A Prefeitura de Fortaleza, por meio das secretarias da Gestão Regional (Seger), Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Executiva Regional (SER) 5 e da Ecofor Ambiental, tem realizado a requalificação de pontos de lixo no Grande Bom Jardim. O trabalho, que acontece toda sexta-feira, teve início no dia 16 de junho e já eliminou quatro pontos de descarte irregular nos bairros Bom Jardim, Bonsucesso e Granja Lisboa.
Semanalmente, um ponto de lixo mapeado e catalogado pela Coordenadoria de Infraestrutura da SER 5 é revitalizado, com o objetivo de criar novos espaços de convivência para a população. Para isso, são realizados os serviços de limpeza do espaço, plantio de mudas doadas pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) e a utilização de pneus como itens decorativos.
A população também recebe abordagens sobre educação ambiental por meio de orientações dos Agentes Comunitários de Saúde, da Mobilização Social, de Cidadania e de lideranças comunitárias do Território 39.
Desde o início dos serviços, a gestão municipal recolheu 39 toneladas de resíduos, com o apoio de 30 colaboradores e uma caçamba para a coleta do material descartado. Além disso, foram plantadas 300 mudas nos antigos pontos de lixo, com o intuito de impedir novos despejos irregulares.
Para o secretário da Regional 5, Moacir Soares, serviços como esses são necessários, além da conscientização junto aos moradores do entorno, como forma de alertá-los para as consequências do despejo irregular de lixo, bem como para a promoção da saúde e bem-estar.
"Uma cidade limpa se constrói com a união entre o poder público e a comunidade. O nosso trabalho é apoiar e acompanhar ações positivas para a cidade. As desativações dos pontos de lixo são um ganho para todos. Estamos empenhados para juntos apoiar a saúde pública e a qualidade de vida de todos", ressalta Moacir Soares.
A próxima revitalização de ponto de lixo acontece na próxima sexta-feira (07/07), na Rua Coronel Virgílio Nogueira (Bom Jardim). Além do trabalho da gestão municipal, é necessária a parceria com a população para a manutenção dos pontos já requalificados.
A população pode denunciar casos de descarte irregular de lixo ou solicitar ações de zeladoria, como varrição e capina, por meio da abertura de processo nas sedes das Regionais ou pela Central 156, por telefone e aplicativo.
Ecopontos
Os Ecopontos são locais adequados para o descarte gratuito de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais. Neles, a população pode ter acesso ao benefício do programa Recicla Fortaleza, que dá desconto na conta de energia.
Pontos requalificados:
Rua Martins de Carvalho (Bom Jardim)
Rua Taquari, esquina com Rua Araçá (Bonsucesso)
Rua Anselmo Nogueira (Bonsucesso)
Rua Pato Branco, com Coronel Fabriciano (Granja Lisboa)