O prefeito José Sarto entregou, nesta segunda-feira (05/02), mais uma obra de urbanização do Proinfra na Capital, desta vez na comunidade do Alto Alegre, no bairro São Bento.
"Entregamos hoje a urbanização de 55 ruas aqui na comunidade do Alto Alegre, uma reivindicação antiga dos moradores. Com essas obras, nós literalmente tiramos os pés das famílias da lama, além de proporcionar a qualificação do entorno das vias, com calçadas padronizadas e sistema de drenagem, possibilitando a ocupação positiva da cidade pela pela população", afirmou o prefeito José Sarto.
Sarto destacou que as obras fazem parte do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra). "Nessa primeira edição do Proinfra, nos comprometemos a realizar a urbanização de 1.035 ruas na periferia de Fortaleza, das quais já fizemos 735, o equivalente a 285 quilômetros. Se juntar uma rua na outra, dá pra ir daqui até a cidade de Viçosa", concluiu o prefeito.
As intervenções na região foram responsáveis pela transformação de 55 ruas do bairro, que receberam nova pavimentação em intertravado e asfalto, além da construção de calçadas padronizadas e sistema de drenagem, o que irá proporcionar maior escoamento da água durante o período chuvoso, evitando o alagamento das vias.
O projeto possibilitou também mais acessibilidade, dignidade e mobilidade para 4.306 moradores que residem na região.
Para a dona de casa Mara Fernandes, a urbanização é um alívio, sublinhando o desconforto que era "atolar o pé na lama" com frequência. "Era só barro, quando chovia ficava só a lama escorregadia. Na minha casa já entrou água. Agora foi feita a drenagem, o calçamento e o piso, deu uma valorizada na casa."
Sentado na calçada de casa, o motorista Wellington Barbosa admirava as mudanças realizadas na rua. "Aqui era péssimo de andar", contou ele, que mora no local há 12 anos. "Agora está ótimo, muito bom de andar. A água que passa vai embora sem nenhum problema, não tem mais aquela piçarreira que tinha antes."
Feliz com as intervenções, a artesã Maria Miranda relembrou a história do bairro, onde chegou em 1989. "Eu fui a quarta pessoa vir morar aqui, não tinha nada, nós passamos uns perrengues", relatou. para ela, as obras do Proinfra são a culminância de uma série de melhorias. "Melhorou muito, está mais confortável."
As obras foram executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e tiveram investimento de cerca de R$ 12,4 milhões.
O titular da Seinf Samuel Dias ressaltou a abrangência das intervenções. "Foram feitas calçadas, piso intertravado, e muita drenagem. Aqui precisou de muita obra de drenagem, para poder ordenar toda essa água que ficou aqui pela região", explicou o secretário.
Somente na gestão do prefeito Sarto, a Prefeitura de Fortaleza já entregou sete obras do Proinfra em comunidades e bairros carentes da nossa Capital, beneficiando os moradores do Canindezinho, comunidade 7 de Setembro (Siqueira), comunidade Renascer (Siqueira), Pedras, comunidade Nova Portuguesa (Jangurussu), Ancuri e agora, o bairro Alto Alegre (São Bento).
Sobre o Proinfra
A Prefeitura de Fortaleza está transformando diversas ruas da cidade com nova pavimentação em piso intertravado. Ruas antes de terra batida, têm ganhado novos caminhos, trazendo mobilidade e esperança aos moradores beneficiados pelas obras.
Até agora já foi executado 71% do programa, onde foram investidos mais de R$ 640 milhões em obras de infraestrutura viária, beneficiando 112 mil pessoas. Ao todo 735 ruas já receberam obras de urbanização com a construção de galerias de drenagem, com novo sistema, bocas de lobo, além de pavimentação em blocos de concreto ou asfalto e novas calçadas, totalizando 285 km de vias urbanizadas, o equivalente à distância de Fortaleza até Sobral.
As mudanças fazem parte do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra), um pacote de obras que irá atender 1.035 ruas em comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), sendo mais de 160.000 pessoas beneficiadas.
Participaram do evento os secretários Samuel Dias, Marcel Colares, Ubiratan Teixeira, Carlos Kleber e Bruno Ximenes, além dos vereadores Gardel Rolim, Luciano Girão, Renan Colares, Luiz Paupina, Vander Alencar e Daiane do Sarto, e do deputado estadual Antônio Henrique.