A Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta segunda-feira (05/09), a requalificação da Escola Municipal José Ramos Torres de Melo, no bairro Mucuripe. O equipamento atende 1.106 alunos, do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, nos turnos manhã e tarde. As intervenções fazem parte do pacote de requalificação de escolas municipais, que visa reestruturar 200 unidades até 2024.
Luciana Mota, diretora da escola José Ramos Torres de Melo, pontuou que a requalificação era uma demanda antiga do núcleo gestor. “Trabalho na unidade há oito anos e, desde o início, percebia que eram necessárias melhorias. Agora, ela passou por uma reforma estrutural completa nos três pavimentos. As colunas foram reforçadas e recebemos novas grades, pintura e cobertura”.
Ainda de acordo com a diretora, a reforma proporcionou um ambiente mais propício para o aprendizado dos alunos e trabalho dos professores. “Com um ambiente seguro e acolhedor, com certeza teremos melhora no ensino. Os professores e alunos vêm mais motivados para as aulas, fazendo com que tenhamos mais sucesso”, concluiu Luciana.
A obra na unidade contemplou a revitalização completa de todos os ambientes (salas de aula, bloco administrativo, sala dos professores, biblioteca, cozinha, sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), dentre outros), incluindo revisão de cobertura, pintura em geral, recuperação de revestimentos e de pisos, reforma de banheiros, além da implantação de novas instalações elétricas e hidrossanitárias. O equipamento recebeu ainda nova fachada e sala de inovação educacional.
Dalila Saldanha, titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), relembrou que a ação já requalificação escolar já entregou 43 unidades e que outras 40 estão com obras em andamento. “É uma satisfação entregar este equipamento, um dos maiores de Fortaleza, contando com mais de mil alunos. Temos 40 reformas já em execução e a meta do prefeito Sarto é entregar 200 unidades requalificadas até o final do seu governo. Nessas obras, nós buscamos oferecer mais segurança, conforto e acessibilidade às crianças, criando um ambiente de ensino mais apropriado”, comentou a secretária.
Isabel Gomes, estudante da escola José Ramos Torres de Melo, também celebrou a reforma, afirmando que o novo ambiente é mais humano e acolhedor. “Pra mim, a maior mudança foram os banheiros, já que eram bem antigos. Além disso, nas salas temos ventiladores novos e o laboratório de ciências voltou todo equipado. Tive a minha primeira aula lá e gostei bastante”, observou a estudante.
O processo de requalificação da escola, executado pela Secretaria Municipal da Educação (SME), em parceria com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), teve o investimento total de R$ 2.215.836,02.