O Projeto Atleta Cidadão, fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel) e a Federação de Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece), recebeu novos materiais esportivos da Prefeitura de Fortaleza na tarde desta quarta-feira (29/05). A entrega aconteceu no Auditório do Paço Municipal e contou com a presença de alunos, professores, estagiários e coordenadores do programa, além do titular da Secel, Ronaldo Martins e di secretário de Governo de Fortaleza, Samuel Dias.
Na ocasião, foram distribuídos itens como bolas, escadas de agilidade, cintos de tração, apitos, bombas pneumáticas, cones, coletes, croans, pranchas, óculos, quimonos, cordas para lutas, bambolês, redes de futebol e futsal, luvas de goleiros, meiões, uniformes e tatames.
“Essa política pública vencedora vem atingindo uma dimensão inédita. Por meio das Areninhas, o Atleta Cidadão, junto à comunidade, oferece maiores oportunidades em diversos âmbitos: no esporte, no social, na economia, no lazer. Além de levar à população melhores condições de vida, precisamos reconhecer o trabalho dos professores, que têm vocação em servir e estão fazendo a diferença na vida de muitos jovens”, declarou Samuel Dias, que, ao lado de outros gestores municipais, foi homenageado pelos relevantes serviços prestados ao Esporte.
Presente na ocasião, Raimundo Alves, atleta profissional e educador físico, compartilha o conhecimento adquirido ao longo de sua trajetória profissional, composta por passagens por grandes clubes do futebol cearense. Hoje, professor da Areninha do Rodolfo Teófilo, o ex-jogador reforça a importância da iniciativa. “Tenho cerca de 120 alunos. Mais do que atletas, nosso objetivo é formar cidadãos. O Atleta Cidadão une o útil ao agradável. Com esses materiais, a efetividade do nosso trabalho se torna ainda maior”, considerou.
Projeto Atleta Cidadão
O Projeto Atleta Cidadão chega aos cinco anos de atividade em junho, oferecendo à população acesso gratuito ao esporte e ao lazer por meio de aulas regulares dentro das comunidades, com a realização de atividades físicas e brincadeiras.
A iniciativa atende jovens entre 8 e 19 anos, estimulando a convivência social e a formação cidadã por meio dos mais de 90 núcleos esportivos instalados em praças, equipamentos de esporte e lazer, e associações da Capital. As aulas acontecem com a orientação de profissionais.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Ronaldo Martins, reafirmou o compromisso da Prefeitura diante da causa. “Continuaremos a fazer o melhor pelos jovens, pelo esporte e pelo lazer da nossa Cidade. O resultado dessa aposta é transformador. O engajamento dos professores é admirável”, acrescentou.
Modalidades
O programa oferta 17 modalidades esportivas para mais de 5 mil beneficiados, atendendo interessados na prática de futebol, futsal, judô, atletismo, duathlon terrestre, duathlon aquático, natação, beach soccer, karatê, karatê olímpico, badminton, voleibol, dança, capoeira, muay thai, boxe e jiu-jitsu