O prefeito Roberto Cláudio entrega o Bosque dos Ferroviários, no bairro Farias Brito, nesta sexta-feira (09/11), às 18h. O equipamento, que foi construído pela Secretaria Regional I, nos últimos três meses, contempla Academia ao Ar Livre e Parque Infantil, do Projeto Praça Amiga da Criança, atendendo à solicitação antiga da comunidade por espaço de lazer e maior segurança na área.
A nova praça, com 3.315 m², edificada em local concedido pelo Metrofor, conta com instalação de mobiliários urbanos, a exemplo de bancos e lixeiras seletivas; mesa de jogos; pavimentação; piso intertravado e total acessibilidade. No Bosque, a Prefeitura instalou novos postes, nova iluminação, refletores, grafitagem, pinturas e ampla arborização.
O novo espaço está localizado no cruzamento de duas importantes avenidas que receberam grandes intervenções por parte da gestão de Roberto Cláudio: a Bezerra de Menezes e a José Jatahi. Instalado em 2015, o Corredor Expresso da Bezerra possui 8,2 Km de extensão, reduziu em 40% o tempo das viagens e integra suas faixas exclusivas com a linha sul do Metrofor. O primeiro trecho da José Jatahy foi entregue em 2016. A via recebeu cerca de 1 Km de nova infraestrutura viária, que vai do viaduto da avenida José Bastos à Bezerra. E, atualmente, sua segunda etapa de revitalização está em andamento, com intervenção entre as avenidas Francisco Sá e Leste-Oeste.
No Farias Brito e circunvizinhança, o prefeito Roberto Cláudio já entregou a reforma do canteiro central do Calçadão da Crasa; a melhoria na praça Farias Brito; o Binário Azevedo Bolão com Gustavo Sampaio. Instalou as Estações de Bicicletar do Farias Brito, Crasa, Frangolândia, da praça João Pontes, Parque Araxá e do Instituto dos Cegos; a Ciclovia da Bezerra e as ciclofaixas das ruas Eritides Martins, Mozart Gondim, Padre Anchieta e José Cândido.
Além disso, a Prefeitura reformou as praças João Pontes, Novo Tempo III, Carlos Jereissati, Mãe Rainha, Muriçoca e o Bosque do Bem; construiu o anexo Maria Cirilo, vinculado ao posto de saúde Carlos Ribeiro e o Canal do São Gerardo; requalificou a Lagoa do Alagadiço e o Polo de Lazer da Sargento Hermínio, com Areninha e mini Bicicletar.
A construção do Bosque do Ferroviários integra o maior programa de requalificação e construção de praças e áreas verdes do Município. Nos últimos seis anos, a Prefeitura de Fortaleza reformou mais de 260 praças em toda a cidade. Na área da Regional I, um total de 33 praças já foram revitalizadas ou construídas.
Até janeiro de 2019, o novo espaço contará, ainda, com biblioteca, que está sendo construída em vagão de trem, cedido e em reforma pela Transnordestina. A biblioteca será instalada pela Secretaria Regional I, em parceria com a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).
O Bosque dos Ferroviários foi construído em frente à vila onde residem familiares de trabalhadores ferroviários. O nome do espaço de lazer foi sugerido pelas viúvas, durante assembleia executada pela Secretaria Regional I, junto aos moradores. No local, antes mesmo de ser construída Estação de Trem, funcionou o Campo de Concentração do Matadouro, durante a Seca de 1915, e o Campo de Concentração do Otávio Bonfim, na Seca de 1932. Homens, mulheres e crianças sofreram violação em sua dignidade humana, vítimas de genocídio. Hoje, o local celebra a vida, a integridade, a saúde e dar espaço às boas vivências, sem esquecer das memórias históricas fundamentadas por tantas forças, lutas, trabalho e resistências.
Serviço
Entrega do Bosque dos Ferroviários
Data: sexta-feira (09/11)
Horário: 18h
Endereço: Cruzamento das avenidas Bezerra de Menezes e José Jatahi