A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), finalizou nesta sexta-feira (28/06), a Operação Quintal Limpo nos bairros Cidade dos Funcionários, Conjunto Palmeiras e Jangurussu (Regional VI). Cerca de 500 agentes de endemias e educadores em saúde participaram da ação, que teve como objetivo sensibilizar e reforçar a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti.
A Operação, que iniciou no dia 11 de junho, chegou ao fim com quase 15 mil imóveis vistoriados. Moradores e comerciantes da Regional VI receberam panfletos com orientações sobre o manuseio correto do lixo e práticas adequadas de manutenção e limpeza urbana. Só no mutirão desta sexta-feira, foram coletadas aproximadamente 12 mil toneladas de resíduos.
De acordo com o último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), 80% dos criadouros do mosquito em Fortaleza estão localizados dentro dos imóveis. Com a Operação Quintal Limpo, os profissionais incentivam a participação da população nas atividades, ensinando como identificar os possíveis focos e a vistoria semanal dos quintais. Eles também lembram da importância de cada um fazer sua parte, pois uma casa com criadouro pode afetar vários quarteirões, pois o vetor voa de uma residência para outra.
Nas visitas, os profissionais orientaram sobre a vedação correta das caixas d’águas, os cuidados com possíveis criadouros, além da abordagem sobre o recolhimento de itens de grande porte, a exemplo de móveis, sofás, colchões velhos, pneus, entre outras ações que podem prevenir a proliferação do mosquito.