Após receber os serviços de melhorias no pavimento, a Av. Cel. Miguel Dias está sendo contemplada com uma ciclofaixa que permitirá aos ciclistas um deslocamento mais seguro no trecho compreendido entre as avenidas Washington Soares e Almirante Maximiniano da Fonseca, interligando os bairros Guararapes e Luciano Cavalcante.
Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a ciclofaixa é unidirecional, situada junto ao canteiro central da via, numa extensão de 1,5 quilômetro. Com a implantação, a Av. Cel. Miguel Dias permanece com duas faixas de tráfego por sentido.
A estrutura continuará ao longo da Rua Pinto Bandeira, seguindo até a Rua Anastácio Mendes Braga em mais 1,6 quilômetro de ciclofaixa. A referida intervenção já começou a ser sinalizada, devendo ser concluída até o fim deste mês para otimizar o ir e vir dos ciclistas.
Em virtude da conclusão da ciclofaixa da Av. Cel. Miguel Dias, Fortaleza passa a contar com 192,4 quilômetros de malha cicloviária, sendo 90,9 quilômetros de ciclovias, 100,8 quilômetros de ciclofaixas e 0,7 quilômetro de ciclorrota. Também estão previstas novas infraestruturas em breve no bairro José Bonifácio, mais especificamente nas Ruas Senador Pompeu e Barão do Rio Branco.
Respeito ao Ciclista
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em ciclofaixa ou ciclovia é uma infração de natureza gravíssima com fator multiplicativo 3, somando sete pontos na carteira e multa no valor de R$ 880,41. Já estacionar nestas áreas corresponde a uma infração grave, cinco pontos no prontuário do condutor e multa de R$ 195,23.