O vice-prefeito Moroni Torgan inaugurou, na tarde desta quarta-feira (14/11), a segunda Central de Atendimento da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) instalada em shoppings da Capital. A nova unidade, implantada no térreo do Shopping Aldeota, objetiva descentralizar o atendimento e promover maior proximidade entre os usuários e os serviços prestados pelo órgão.
A partir de agora, a população poderá solicitar, no próprio equipamento, a emissão do Bilhete Único, do Bilhetinho, de Carteiras de Estudante, do Cartão do Idoso e do Cartão Gratuidade para Pessoa com Deficiência. A Central, que também oferece serviço de Ouvidoria, está equipada, ainda, com totem para otimizar a emissão de Boletins de Ocorrência. Com capacidade para atender cerca de 500 pessoas por dia, a sede funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Moroni Torgan destacou a importância da pluralidade de serviços ofertados pela Prefeitura em espaços de grande circulação. “Existe uma determinação do prefeito Roberto Cláudio, que é a de trazer o serviço público para mais perto das pessoas. Com essa descentralização, a Etufor aprimora o seu atendimento, as pessoas têm maior conforto porque dispõem de diversos serviços mais perto de suas casas, de seus trabalhos, de seus locais de lazer e, além disso, o movimento do shopping aumenta”, afirmou.
O presidente da Etufor, José do Carmo, apontou os critérios que determinam a distribuição estratégica das Centrais. “A Etufor, verificando a grande demanda que se dirige à nossa sede principal, constatou que há dias em que mais de 1.200 pessoas buscam atendimento. Muitas delas são crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Então, estamos procurando instalar novas centrais em locais bem localizados, que recebem grande fluxo diário para facilitar esse atendimento. Esta é a segunda unidade instalada em shopping na Capital. A primeira está funcionando há um ano no Shopping RioMar Kennedy, e os resultados estão sendo bastante satisfatórios, chegando a 25.451 atendimentos”, pontuou.
Durante a solenidade de inauguração, a população pôde conhecer as instalações do equipamento e tirar dúvidas acerca de seu funcionamento. Zeneide Atanásio, de 87 anos, chegou cedo e recebeu a senha de número 1 para renovar o seu Cartão do Idoso. “Eu ando de ônibus pelos quatro cantos desta Cidade. Achei esta unidade muito legal, de fácil acesso. É mais prático vir aqui porque aproveito para resolver outras coisas no shopping. Essa carteirinha foi a melhor coisa que ganhei”, avaliou.
Em parceria com a Cooperativa Dos Transportadores Autônomos de Passageiros.(Cootraps), a Etufor tem concentrado esforços para descentralizar os seus serviços. Com a Unidade Móvel, ônibus adaptado, em um ano, já foram realizadas 35 visitas. As Centrais de Atendimento no Shopping Riomar Kennedy e agora no Shopping Aldeota reforçam o cenário. “Em todas as centrais, 189.490 pessoas foram atendidas de janeiro a outubro de 2018. A tendência é ampliar a oferta de serviços, estimulando essa atenção aos usuários do transporte urbano de Fortaleza”, finalizou José do Carmo.