A Prefeitura de Fortaleza, por meio do Instituto Iracema, inaugura, nesta quarta-feira (13/02), o Centro de Memória da Praia de Iracema. Inauguração ocorre durante mais uma edição da Quarta Iracema, a partir das 18h.
O equipamento, localizado no Estoril, tem como objetivo reunir histórias e memórias afetivas da região e seus moradores, individuais e coletivas, por meio de registros históricos, vídeos e depoimentos, com o uso de alta tecnologia e interatividade. Os visitantes poderão acompanhar tudo através de óculos de realidade virtual, paisagem sonora, painéis interativos e brinquedos óticos.
O Centro de Memória busca valorizar a identidade da comunidade, fortalecendo a sensação de pertencimento ao local, ao mesmo tempo em que proporciona uma imersão à Praia de Iracema, gerando novas experiências.
A ideia é que, além de turistas e moradores em geral, o acervo do Centro também possa servir como fonte para estudantes, historiadores e pesquisadores. O horário de visitação do equipamento será de terça a domingo, de 16 às 20 horas.
A iniciativa é mais um dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Iracema, que contempla o plano de trabalho de requalificação da área, e que já vem sendo executado pela Organização Social desde janeiro de 2018.
Além do CMB, o bairro já recebeu outras melhorias como a reforma do calçadão e calçamento da Rua dos Tabajaras, posto de salvamento inaugurado na última semana, eventos culturais e de lazer no entorno, wi-fi livre, 19 paraciclos instalados pela orla e a entrega de um novo espaço infantil, a Praça Iracema de Brincar.
Serviço:
Inauguração dia 13/02 (quarta-feira)
Hora: 18h
Local: Estoril (Rua dos Tabajaras, 397)
Horário de visitação: Terça a domingo, de 16h às 20h