A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria municipal da Saúde (SMS) iniciará reforma do Hospital Distrital Gonzaga Mota da Barra do Ceará (Gonzaguinha da Barra) no próximo dia 7 de janeiro de 2019. A unidade, que já passou por reestruturação em sua emergência clínica, terá melhorias no Centro Cirúrgico e na Sala de Parto.
Para a reestruturação da coberta e do sistema elétrico dessas unidades, o hospital não prestará serviços de obstetrícia, pediatria e neonatologia, mantendo o atendimento de emergência em clínica médica, com uma média mensal de 3 mil atendimentos.
A SMS elaborou um plano de contingência para garantir a segurança e referenciamento das gestantes durante o período da reforma, mantendo serviços de alojamento conjunto, cuidado intermediário neonatal e retaguarda para o suporte da rede hospitalar.
O Gonzaguinha da Barra disponibiliza 30 leitos de alojamento conjunto, dez leitos de enfermaria, nove leitos na Unidade de Médio Risco, seis leitos de observação e dois leitos de Unidade de Tratamento de Urgência.
Uma das peculiaridades de Fortaleza é o tamanho de sua rede de assistência hospitalar, com dez unidades próprias, quando a maior parte das capitais possui de um a dois equipamentos de responsabilidade do Município.
Algumas dessas unidades remonta há mais de 40 anos sem que tenham passado por reformas estruturais de instalações da rede elétrica ou hidrossanitária, por exemplo.
A Prefeitura de Fortaleza realiza um pacote de intervenções na rede hospitalar garantindo, não só a ampliação de leitos, mas também melhoria na qualidade do atendimento.