A Prefeitura de Fortaleza vem cumprindo um cronograma de limpeza urbana de canais e lagoas em diversos bairros da Cidade. Para conter riscos de inundação e alagamentos, atualmente, a Secretaria Municipal da Gestão Regional realiza uma ação na Lagoa de Messejana. Além de lixo, foram recolhidos dejetos, recicláveis e aguapés.
O serviço, que faz parte do plano de trabalho do Comitê da Quadra Chuvosa, conta com 39 trabalhadores e o auxílio de máquinas retroescavadeira e escavadeira hidráulica, bem como caminhões multiuso. Até o momento, foram coletadas em torno de 570 toneladas de resíduos.
Com 388 mil metros quadrados, a Lagoa da Messejana faz parte da bacia do Rio Cocó, sendo a segunda maior lagoa de Fortaleza, ficando atrás apenas da Lagoa da Parangaba. O local abriga a estátua da índia Iracema, ícone cultural e turístico da cidade, construída em alusão ao clássico da literatura brasileira “Iracema”, do escritor cearense José de Alencar. O monumento possui 12 metros de altura e 16 toneladas.
Balanço de limpeza
Entre janeiro de 2023 e o início deste ano, a gestão municipal realizou 306 ações de limpeza de canais e lagoas e a desobstrução de quase 6 mil bocas de lobo. Ao todo, já foram coletadas mais de 54 mil toneladas de lixo e aguapés dos recursos hídricos da capital.
Apoio da população
É importante que a população colabore com esse trabalho, evitando o descarte de lixo nesses locais. Atualmente, a Prefeitura de Fortaleza conta com 90 Ecopontos distribuídos em todas as regionais para o descarte correto de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais.
Além disso, a população deve também ficar atenta ao cronograma de coleta de lixo domiciliar realizada em todos os bairros de Fortaleza, três vezes por semana (segunda, quarta e sexta-feira ou terça, quinta-feira e sábado).
Requalificação
A Prefeitura de Fortaleza realiza obras de requalificação em todo o entorno da Lagoa de Messejana, com reforma nos passeios, nos equipamentos esportivos e áreas de lazer, como o antigo píer da lagoa, que será reformado e novamente reutilizado pelos visitantes. As obras acontecem entre a avenida Frei Cirilo e a rua Granja Castelo, com a urbanização de toda a área, resgatando a região e devolvendo para os moradores um espaço totalmente requalificado.
As intervenções estão sendo executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e contam com investimento de R$ 9,5 milhões. A obra possui financiamento do Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), projeto de responsabilidade da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). O projeto, que deve ser concluído ainda neste semestre, prevê a reforma dos quiosques existentes, playgrounds, academias ao ar livre, Areninha com arquibancadas, nova pista de skate, reforma da quadra poliesportiva, além do restauro do guarda-corpo, píer e a instalação de piso intertravado em todo o entorno da lagoa.