A Prefeitura de Fortaleza intensifica, por meio do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (NESMS), as ações de combate às arboviroses. Com programação especial durante este mês de julho, as abordagens educativas acontecem nos domicílios, corredores comerciais, praças e principais vias dos bairros que compreendem a Regional II.
O intuito é conscientizar e informar a população sobre os cuidados com o meio ambiente, as medidas preventivas de combate e eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.
Os agentes de endemias do Núcleo de Saúde da Regional II fazem uma vistoria nos locais e em alguns casos aplicam um tratamento focal de combate às arboviroses com larvicida, eliminando as possíveis larvas do mosquito. Além disso, quando necessário, são solicitadas à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pulverizações com o carro fumacê, como medida preventiva para eliminar outros tipos de insetos.
Dependendo da situação do imóvel, os profissionais acionam o proprietário para recomendar uma limpeza completa, além da manutenção semanal.
O proprietário tem até 15 dias para aplicar as recomendações indicadas pela vistoria. Após esse período, a equipe retorna ao local para uma nova inspeção. Caso não tenha sido realizado nenhum procedimento, é aberto um processo e encaminhado à Vigilância Sanitária e Ambiental. Com o não cumprimento das medidas de manutenção do imóvel, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) pode autuar o proprietário.
Os moradores da área da Regional II que desejam solicitar vistoria ou tirar dúvidas a respeito das inspeções realizadas pelos agentes de endemias podem entrar em contato com a Central de Acolhimento da Secretaria Regional II pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone: (85) 98439-3703 (Celular/WhatsApp).