07 de January de 2021 em Saúde

Prefeitura de Fortaleza já realizou cerca de 59 mil visitas domiciliares por meio do Programa Melhor em Casa

Na capital, já são quase 3 mil pessoas avaliadas, e atualmente, 1.436 usuários estão cadastradas no programa


a imagem mostra um exame de pressão
Os procedimentos do programa incluem trocas de sonda, curativos, aferição de sinais vitais e aspiração de secreções

O Programa Melhor em Casa do Governo Federal, implementado em fevereiro de 2020 pela Prefeitura de Fortaleza, conta com 26 Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e nove Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP), que atendem as seis regionais de saúde em Fortaleza.

Em Fortaleza, cerca de 3 mil pessoas já foram avaliadas, e atualmente, são 1.436 usuários cadastrados no programa. De fevereiro a outubro do ano passado foram realizadas 58.141 visitas domiciliares e cerca de 36 mil procedimentos, entre eles: trocas de sonda, curativos, aferição de sinais vitais e aspiração de secreções, por meio de médicos e enfermeiros, psicólogos, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas que fazem parte da equipe. Essas pessoas são encaminhadas por meio dos postos de saúde, hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e atenção especializada.

O Programa Melhor em Casa é um serviço indicado para pacientes que apresentam dificuldades temporárias ou, até mesmo, definitivas para se locomover. Essas pessoas são encaminhadas através dos postos de saúde, hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e atenção especializada, e atendidas no próprio domicílio por uma equipe multiprofissionais (médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, psicólogo e outros), que oferece o mesmo atendimento que o paciente receberia em uma unidade saúde.

Os usuários que são atendidos pela equipe do Melhor em Casa têm obtido excelentes resultados, pois, além de receber atendimento de uma equipe multidisciplinar, ainda contam com a assistência da família, fator preponderante para uma boa recuperação. A atuação do programa tem evitado internações desnecessárias e inexiste o risco de infecção hospitalar ao paciente.

O programa funciona de segunda a sexta-feira e cada paciente recebe, em média, uma visita semanal, dependendo do estado clínico. Na realização do cadastro, é exigida a indicação de um responsável, que será a referência da família para a equipe. Os profissionais desenvolvem um conjunto de ações, incluindo o ensino de hábitos saudáveis de vida, como alimentação balanceada, prática regular de atividades físicas, convivência social, atividade ocupacional e mecanismos para reduzir o estresse.

Além de aproximar os serviços de saúde da população que não pode se dirigir a uma unidade, o programa tem o objetivo de humanizar ainda mais o tratamento desses pacientes. O bem estar, carinho e atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde são elementos importantes para a recuperação de doenças. Com a atenção domiciliar, o paciente também evita infecções e contaminações hospitalares e ajuda a aumentar a oferta de leitos nos hospitais, já que está recebendo o atendimento em casa.

Prefeitura de Fortaleza já realizou cerca de 59 mil visitas domiciliares por meio do Programa Melhor em Casa

Na capital, já são quase 3 mil pessoas avaliadas, e atualmente, 1.436 usuários estão cadastradas no programa

a imagem mostra um exame de pressão
Os procedimentos do programa incluem trocas de sonda, curativos, aferição de sinais vitais e aspiração de secreções

O Programa Melhor em Casa do Governo Federal, implementado em fevereiro de 2020 pela Prefeitura de Fortaleza, conta com 26 Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e nove Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP), que atendem as seis regionais de saúde em Fortaleza.

Em Fortaleza, cerca de 3 mil pessoas já foram avaliadas, e atualmente, são 1.436 usuários cadastrados no programa. De fevereiro a outubro do ano passado foram realizadas 58.141 visitas domiciliares e cerca de 36 mil procedimentos, entre eles: trocas de sonda, curativos, aferição de sinais vitais e aspiração de secreções, por meio de médicos e enfermeiros, psicólogos, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas que fazem parte da equipe. Essas pessoas são encaminhadas por meio dos postos de saúde, hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e atenção especializada.

O Programa Melhor em Casa é um serviço indicado para pacientes que apresentam dificuldades temporárias ou, até mesmo, definitivas para se locomover. Essas pessoas são encaminhadas através dos postos de saúde, hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e atenção especializada, e atendidas no próprio domicílio por uma equipe multiprofissionais (médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, psicólogo e outros), que oferece o mesmo atendimento que o paciente receberia em uma unidade saúde.

Os usuários que são atendidos pela equipe do Melhor em Casa têm obtido excelentes resultados, pois, além de receber atendimento de uma equipe multidisciplinar, ainda contam com a assistência da família, fator preponderante para uma boa recuperação. A atuação do programa tem evitado internações desnecessárias e inexiste o risco de infecção hospitalar ao paciente.

O programa funciona de segunda a sexta-feira e cada paciente recebe, em média, uma visita semanal, dependendo do estado clínico. Na realização do cadastro, é exigida a indicação de um responsável, que será a referência da família para a equipe. Os profissionais desenvolvem um conjunto de ações, incluindo o ensino de hábitos saudáveis de vida, como alimentação balanceada, prática regular de atividades físicas, convivência social, atividade ocupacional e mecanismos para reduzir o estresse.

Além de aproximar os serviços de saúde da população que não pode se dirigir a uma unidade, o programa tem o objetivo de humanizar ainda mais o tratamento desses pacientes. O bem estar, carinho e atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde são elementos importantes para a recuperação de doenças. Com a atenção domiciliar, o paciente também evita infecções e contaminações hospitalares e ajuda a aumentar a oferta de leitos nos hospitais, já que está recebendo o atendimento em casa.