Com o objetivo de ampliar a discussão sobre a valorização da vida, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude, lança, no mês de setembro, a Campanha Jovem Vivo na Rede Cuca. Entre os dias 11/09 e 28/09, serão estabelecidos debates nos seus três equipamentos situados na Barra do Ceará, no Mondubim e no Jangurussu. O projeto acontece em alusão a campanha nacional Setembro Amarelo.
A programação da Campanha Jovem Vivo terá início no Cuca Barra no dia 11/09, às 11h, com o tema “Mulheres vivas - uma percepção sobre violência de gênero e saúde mental das mulheres”. No dia 12/09, acontecerá um bate-papo no programa Mistura sobre “Cultura de paz, extermínio da juventude e prevenção ao suicídio”, às 09h30. A programação no Cuca Barra segue no dia 13/09 com a roda de conversa Juventude quer viver, às 13h30, e roda de conversa O papel da família e do esporte para a construção de uma cultura de paz, às 19h. Para encerrar a programação do projeto no Cuca Barra, no dia 14/09, haverá a “Sexta criativa: construção coletiva do painel da campanha “Jovem Vivo”, às 18 horas.
No Cuca Mondubim, a programação começará no dia 18/09, às 19h, com uma batalha de MCs sobre a luta das mulheres por igualdade. No dia 19/09, às 15h, a Valorização da vida será tema do programa Frequência Cuca. A programação da campanha segue no dia 20/09, às 14h, com um dia de autocuidado e, às 18h, um momento “Loucos por cinema”. No dia 21/09, às 19h, o Festival Circense fechará a programação da Campanha Jovem Vivo, no Cuca Mondubim.
Já no Cuca Jangurussu, o Projeto Jovem Vivo terá início no dia 25/09, com um Cine Debate com o tema Valorização da Vida, às 15h e o Sarau Juventude quer viver, às 19h. A apresentação Afro: pela vida da mulher negra acontecerá no dia 26/09, às 19h. No dia 27, a Campanha Jovem Vivo promove um debate sobre brincadeiras perigosas, no programa Interamix, às 15h e uma apresentação cultural com o tema “Pelo respeito à liberdade à diversidade sexual e liberdade de expressão”, à 19h. Para encerrar o mês, no dia 28/09, o Projeto Jovem Vivo proporcionará serviços de cidadania, às 9h, no Cuca Jangurussu.
Confira a programação completa
Sobre a Rede Cuca
Por meio da Coordenadoria de Juventude, a Prefeitura de Fortaleza mantém três Centros Urbanos de Cultura, Arte e Esporte (Cucas) que estão localizados nos bairros Jangurussu, Mondubim e Barra do Ceará. Todos os meses são ofertadas, para jovens com idades entre 15 e 29 anos, uma média de 5 mil vagas entre os cursos de formação, distribuídas em oito áreas, e mais de 20 modalidades esportivas.