A Prefeitura de Fortaleza lançou nesta terça-feira (18/10), o edital do Prêmio de Jornalismo 2023. Nesta edição, a premiação será pautada pelo tema “Cidade para todos: como a Prefeitura está trabalhando para diminuir as desigualdades sociais” e contemplará produções jornalísticas sobre iniciativas do Município para promover equidade social e oferecer condições para que todos tenham oportunidade de viver com dignidade e bem-estar. O período de inscrições vai de 10 a 20 de novembro de 2023.
Leia o edital publicado no Diário Oficial do Município
Acesse o site do Prêmio de Jornalismo 2023
Serão compreendidas as categorias Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo e Podcast, Webjornalismo, Fotojornalismo, e Universitário (para estudantes de Jornalismo). Podem participar do prêmio os jornalistas profissionais com registro no Ministério do Trabalho e Emprego e os estudantes de Jornalismo regularmente matriculados em instituições de Ensino Superior, com trabalhos veiculados a partir de 9 de outubro de 2023, até o dia 20 de novembro de 2023.
De acordo com o prefeito de Fortaleza, José Sarto, além de discutir temas importantes para a Cidade, o Prêmio de Jornalismo é oportunidade de valorizar o trabalho dos profissionais de imprensa.
“Os jornalistas cumprem um papel fundamental para democracia e o exercício da cidadania, informando, estimulando reflexões e propondo soluções para os desafios urbanos. O Prêmio de Jornalismo incentiva esse bom debate sobre as necessidades dos fortalezenses e sobre as transformações que estão acontecendo nas mais diversas áreas da gestão. Com essa iniciativa, nós reconhecemos o trabalho desses profissionais que prestam um serviço valoroso e necessário para a sociedade”, afirmou Sarto.
O coordenador de Comunicação Social da Prefeitura de Fortaleza, Daniel Aderaldo, destacou a relevância do prêmio e reforça o convite para jornalistas e estudantes participarem.
“O Prêmio de Jornalismo da Prefeitura já entrou para o calendário da imprensa e tem incentivado a produção de grandes reportagens sobre políticas públicas com impacto direto na vida das pessoas. No ano passado, o prêmio foi um sucesso com muita participação das redações e universidades. A gente quer bater o recorde de inscrições neste ano”, enfatizou.
O tema
Uma "Cidade para Todos" considera as necessidades e percepções dos cidadãos e cidadãs para desenvolver políticas e tornar os espaços públicos mais convidativos e inclusivos. Essa visão está de acordo com a Nova Agenda Urbana, que propõe uma mudança de paradigma na ciência das cidades e estabelece padrões e princípios para o planejamento, construção, desenvolvimento, administração e melhora das áreas urbanas.
Em Fortaleza, há inúmeros exemplos de obras, ações e iniciativas com foco em uma cidade cada vez melhor para se viver, levando a boa política pública ao alcance de todos os fortalezenses, especialmente aqueles que mais precisam do poder público. Na Cidade, há cerca de 200 obras em andamento e 90% estão na periferia.
São intervenções que têm o objetivo de diminuir a desigualdade social e proporcionar ao cidadão e à cidadã uma experiência positiva na comunidade onde vive. São praças, parques, ruas, equipamentos de educação, cultura e lazer, que estimulam as pessoas a viverem Fortaleza e ocuparem os espaços públicos.
Diversas ações em infraestrutura, meio ambiente, saúde, educação, mobilidade urbana, desenvolvimento econômico, esporte, juventude estão transformando a Capital em um lugar ainda mais pulsante e com oportunidades para todos. Por essa razão, o tema “Cidade para todos: como a Prefeitura está trabalhando para diminuir as desigualdades sociais” foi escolhido para pautar o Prêmio de Jornalismo da Prefeitura de Fortaleza 2023.