A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), lançou o edital de licitação para implantação do Observatório do Turismo de Fortaleza. Os projetos podem ser inscritos até o dia 9 de agosto. A previsão de entrega do equipamento é de 12 meses, contados a partir da publicação do contrato com a empresa vencedora. O investimento é da ordem de R$ 916 mil, com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
Acesse o edital
O Observatório do Turismo, a exemplo de outras cidades que contam com esta ferramenta, deve possibilitar a elaboração de uma base de dados que servirá para balizar a definição das políticas públicas e investimentos no setor, o perfil dos visitantes, o impacto econômico da atividade, entre outros.
De acordo com o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, a instalação do equipamento "é um sonho não só da Secretaria, mas do trade turístico. E será imprescindível a colaboração de todos na reunião de dados para balizar as ações”, observa.
Ele avalia que a iniciativa deve dar maior qualidade aos trabalhos desenvolvidos pela pasta. "Uma grande deficiência que o turismo tem é a falta de números consistentes para realizar tomadas de ações acertadas nas políticas públicas e isso é uma deficiência da maioria das cidades do mundo", acrescenta.
Fortaleza 2040
O Observatório do Turismo faz parte do Plano Fortaleza 2040, planejamento elaborado para a capital cearense, com estratégias a serem implementadas no curto, médio e longo prazo, buscando melhorias que atendem as demandas da população.