A Prefeitura de Fortaleza lançou, nesta terça-feira (11/04), a exposição “Mosaico das Fortalezas", com 40 obras de 18 artistas expostas na Galeria PI, na Praia de Iracema. As obras foram selecionadas por meio do Edital Painéis artísticos nas Escolas, realizado em abril de 2022. Os trabalhos escolhidos foram reproduzidos em azulejos de cerâmica em murais artísticos de prédios da rede pública de ensino. A abertura da exposição contou com apresentação da cantora Camila Marieta.
Parte das comemorações do aniversário de 297 anos de Fortaleza, a iniciativa integra as ações da chancela Fortaleza Cidade Criativa do Design da Unesco e é uma realização do Gabinete da vice-prefeitura, da Secretaria de Cultura de Fortaleza e da Secretaria Municipal de Educação. Com visitações gratuitas, a Galeria PI deve funcionar de quarta a domingo, de 9h às 17h.
Segundo o vice-prefeito Élcio Batista, a Galeria Pi é um exemplo de como lugares podem inspirar as pessoas a participarem mais ativamente da construção de uma Fortaleza mais criativa. "Além de fazer referência à Praia de Iracema, Pi também é um símbolo matemático que significa infinitas possibilidades. Através da arte existem infinitas possibilidades de transformar a sociedade em um lugar mais belo, com mais qualidade de vida, e que seja capaz de inspirar as pessoas para que elas possam encontrar sentido no mundo," observa.
De acordo com Élcio, a exposição em cartaz contribui para a expansão das possibilidades criativas da cidade. "Com o edital Painéis Artísticos nas Escolas, convocamos os artistas para que suas obras pudessem se transformar em painéis nas unidades de ensino, de uma forma que valorize a cultura, a criatividade, e apoie o desenvolvimento do capital cultural, social e intelectual das nossas crianças e adolescentes. Agora o público pode ver todos os murais aqui na galeria Pi," conclui.
A exposição “Mosaico das Fortalezas" traz o resultado dessa seleção que apresenta uma nova geração de muralistas da cidade: Raianny Queiroz, Amanda Nunes, Sandra Montenegro, Faso, Simone Barreto, Pedro Parente, Tanilo, Thatyane Vitória, Franklin Stein, Rock Lima, Alice Dote, Carlos Jardel, Benny Frota, Pirata Hemfil, Vitória Vasconcelos, Samuel Tomé, Sérgio Helle e Daniel Chastinet. Na mostra, o visitante irá conhecer esses trabalhos reproduzidos em “miniaturas” de azulejos de cerâmica, de 57cmx57cm.
Um rapaz sentado segurando um lápis figura na obra do artista visual Pirata Henfil, um dos participantes da exposição. Para ele, a possibilidade de ver o seu trabalho exposto nas escolas e na galeria Pi é gratificante "Eu fico muito feliz por ser uma referência para esses adolescentes, para as crianças que vão estar vendo o meu trabalho, porque é uma trajetória, até a gente chegar aqui, e eu acho que também é um reconhecimento. É uma maneira de mostrar o quanto a arte é importante, não só o ato de você desenhar desde criança, mas o quanto isso ser motivado e incentivado faz com que no futuro a seja possível seguir essa carreira," destaca.
Primeiro artista selecionado no edital a ter um painel instalado em uma unidade escolar, Carlos Jardel ficou emocionado com a recepção dos estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Hildete de Sá Cavalcante, que recebeu a obra. "Aos poucos esse trabalho está crescendo de uma forma que nem nós, artistas, esperávamos. Eu também tive uma oportunidade de falar com os estudantes, lembrei do meu tempo de garoto, em que o meu sonho era aprender a pintar, vi que alguns se identificaram comigo e que esse momento despertou um sentimento em muitos deles de pertencimento ao projeto" relembra, destacando que os painéis têm grande potencial transformador. "Essa arte está chegando nas escolas no momento certo, porque a arte tem o poder de transformação social, de dar oportunidade para que as pessoas possam ver o mundo de uma forma diferente e se posicionar, colocar o seu sentimento, a suas ideias, e contribuir com a sociedade," conclui.
“Mosaico das Fortalezas” é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, com apoio da Acal, AMC, Caixa de Eventos, Casa Cor Ceará, Cerbras, Filati Malhas, Instituto Iracema, Instituto Juventude Inovação, Marcenaria Selvagem, Rede Cuca, Senac, Shopping Benfica, Hotel Sonata Iracema, Cervejaria Turatti, Tintas Fortex e Universidade Federal do Ceará. Todas as obras contam com audiodescrição realizada pela Assessora Especial do Núcleo de Direitos Humanos do Gabinete da Vice Prefeitura, Lucivânia Sousa. O evento de lançamento contou com a presença do vice-prefeito Élcio Batista e da secretária Dalila Saldanha.
Galeria PI: Mais arte e educação na Praia de Iracema
A praia de Iracema tem uma longa história com a cultura e arte de Fortaleza. Ponto de encontro da boemia, do Teatro São José, do antigo Estoril e do Centro Cultural Belchior, agora ganha mais um espaço de difusão artística. A Galeria PI, montada especialmente para receber a exposição Mosaico das Fortalezas carrega no nome uma homenagem à Praia de Iracema e é também uma referência à 16ª letra do alfabeto grego π (Pi) que, matematicamente, se transforma em um número infinito. A escolha do nome reflete a durabilidade que os murais terão nas escolas: são obras que ficarão para a posteridade e irão fazer parte do patrimônio cultural de Fortaleza.
Durante seu período de funcionamento, a Galeria Pi irá ocupar a Praia de Iracema com intervenções artísticas que representam as narrativas e encantos das "Fortalezas". Apresentações musicais a vídeo mapping, workshops de arte urbana, ações de grafite e projeções de design interativo, realizadas pelo LED (Laboratório de Experiência Digital da Universidade Federal do Ceará são algumas das programações previstas para o local.
No último dia 31 de março, o prefeito José Sarto assinou a ordem de serviço que dará nova cara ao bairro. A ordem de serviço prevê urbanização e paisagismo do calçadão da Praia de Iracema e diversas intervenções que vão proporcionar mais conforto, mobilidade e lazer para quem frequenta a região. O propósito da Galeria PI é manter no horizonte cultural da cidade as inúmeras possibilidades de ocupação dos imóveis localizados na Praia de Iracema. A Galeria Pi é mais uma mostra de como essa região, que faz parte da história desde a fundação da cidade, segue ganhando novos usos e sentidos e reforçando sua trajetória como bairro das artes, da cultura e dos encontros.
Entenda o Processo
Em abril de 2022, a Prefeitura de Fortaleza lançou o edital Painéis Artísticos nas Escolas com o objetivo de levar esse cenário criativo para dentro das Instituições Públicas de Ensino. Foram selecionados quarenta (40) trabalhos de dezoito (18) artistas de Fortaleza, que utilizam variadas técnicas. O processo está na etapa de entrega e inauguração dos murais. Até agora, foram inaugurados dois painéis: um na Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI), Hildete de Sá Cavalcante e outro na Escola Municipal de Tempo Integral Leonel de Moura Brizola. O próximo mural a ser inaugurado será na EMTI Roberto Cláudio Frota Bezerra. Todas as regionais estão contempladas pelo projeto.
Segundo a titular da SME Dalila Saldanha, o projeto Painéis Artísticos nas Escolas tem contribuído para o fortalecimento da arte e da cultura no currículo escolar e proporcionado espaços de expressão para os estudantes. "Eles e elas têm a oportunidade de conversar, de expressar suas dores e alegrias através da arte. É um momento no qual a gente ouve, e também abre espaço para que questões sejam externadas. A partir dali a gente pode, de repente, despertar talentos, e também pode ser uma oportunidade de esses jovens elaborarem seus processos de reconhecimento e busca por um desenvolvimento pessoal," considera.
Fortaleza Cidade Criativa da Unesco
Fortaleza é Cidade Criativa do Design, integrante da Rede de Cidades Criativas da UNESCO desde 2019, junto a outras 295 cidades do mundo todo. Um dos compromissos assumidos com este título, é a inserção da linguagem do Design nas escolas, como ferramenta de transformação social. Desta forma, é deixado um legado, uma nova geração de muralistas da Cidade, dentro das escolas, espaço de inspiração, crescimento e formação de cidadãos e cidadãs.
Serviço:
Exposição "Mosaico das Fortalezas"
Horário de funcionamento: Quarta a domingo - 9h às 17h
Galeria "Pi" - Av. Almirante Barroso 539, Praia de Iracema
Visitação Gratuita