A Prefeitura de Fortaleza lança o programa Juventude no Controle visando à inclusão digital e a geração de emprego e renda aos jovens. Participam desta fase 50 bolsistas que irão atuar em atividades nas áreas de Avaliação de Serviços, Controle Interno, Dados Abertos, Ouvidoria, Transparência e Regularidade. A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município, responsável pela implantação deste projeto piloto, desenvolveu a iniciativa em parceria com a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão (Sepog). O lançamento aconteceu nesta quinta-feira (03/11), no auditório da CGM, envolvendo jovens, monitores, coordenadores e demais secretários.
A seleção contou com jovens inscritos no programa Juventude Digital, no qual esses apresentaram suas iniciativas pessoais e protótipos já realizados como Eco Agentes, Bom do Bairro, Water Count e Quadratic Equation Solver.
Para a secretária chefe da CGM, Christina Machado, o programa vai contribuir para a inovação no serviço público. "Iniciamos a primeira etapa do projeto com o programa "Juventude na Escuta" com a seleção de 20 bolsistas, que passaram por uma metodologia de trabalho, estabelecida pela CGM, contemplando definição de metas, plano de trabalho, rotina de atividades e acompanhamento do desenvolvimento", reforçou Christina.
Destaca-se entre os projetos realizados no Juventude na Escuta as campanhas de geração de conteúdo e a solução Arborize. Nesta nova etapa, a proposta é desenvolver soluções para Metodologia de Avaliação, Gestão de Contratos, Data Science e Controle Interno além do desenvolvimento de soluções em TI.
O secretário da Sejuv, Davi Gomes, evidenciou a importância do programa Bolsa Jovem. "Desde 2019, a Prefeitura de Fortaleza tem o programa bolsa jovem, como uma das maiores políticas públicas de transferência de renda para juventude no Brasil. Hoje em termos de investimento e recursos, é percapitamente a secretaria que mais investe em juventude no País, com um orçamento três vezes maior que a cidade do Rio de Janeiro. E com esse investimento, vem a responsabilidade de assegurar e promover estratégias inteligentes de valorização e oportunidades para a juventude", destacou Davi.
O secretário executivo da Sepog, Valternilo Costa, destacou o papel de Fortaleza na busca por inovação em tecnologia. "A cidade de Fortaleza está entre as duas cidades brasileiras selecionadas pela a organização Bloomberg Philanthropies, entre as 100 escolhidas pelo mundo, para desenvolver projetos ligados à área de tecnologia, na qual uma delas está a gestão baseada em dados e excelência em contratações e compras públicas. Diante disso, é muito importante proporcionar mecanismos para o surgimento de novos talentos, no qual vocês estão sendo inseridos nessa oportunidade", ressaltou o secretário.
Para as secretarias envolvidas, o projeto tem como expectativa a possibilidade de surgimento de novos profissionais na área de TI, associando à capacidade criativa dos jovens com a experiência dos monitores nos órgãos e o desenvolvimento de novas soluções para ofertar um serviço de excelência ao cidadão.