Nesta semana, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ), lança o projeto "Cuca na Rua”. A iniciativa levará diversas atividades as comunidades no entorno dos equipamentos de Juventude.
Os serviços prestados vão de verificação de pressão arterial, peso, IMC e glicemia a orientações sobre ISTs, prevenção de doenças, métodos contraceptivos e planejamento familiar. Serão ofertados também os atendimentos do plantão psicossocial e testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.
Para as crianças, outras atividades de caráter lúdico e formativo serão oferecidas, como brincar com pinturas, amarelinhas, pula corda, jogo de bila, corrida de saco, ''racha'', oficinas, além de debates e rodas de conversa com finalidade formativa nas áreas do direitos humanos e saúde.
Confira a programação completa
O projeto, que é itinerante, vai ser realizado respectivamente no entorno dos Cucas José Walter, Barra, Jangurussu e Mondubim.
Rede Cuca
Rede de proteção social e oportunidades formada por quatro Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), mantidos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude.
Geridos pelo Instituto Cuca, os Cucas Barra, Mondubim, Jangurussu e José Walter atendem, prioritariamente, jovens de 15 a 29 anos, oferecendo cursos, práticas esportivas, difusão cultural, formações e produções na área de comunicação e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil e realizam a promoção e a garantia de direitos humanos.
Além disso, a Rede Cuca também visa levar para a periferia de Fortaleza possibilidades e alternativas de fruição cultural por meio da realização de eventos estratégicos, festivais, mostras, exposições e programação permanente de shows, espetáculos e cinema.