17 de August de 2015 em Juventude

Prefeitura de Fortaleza lança Projeto Integração para 300 estudantes da rede pública de ensino

O projeto proporciona educação integral no contraturno das aulas de nove escolas próximas ao Cuca Barra, Mondubim e Jangurussu


Para o prefeito Roberto Cláudio, investimentos sólidos numa educação pública de qualidade é o único caminho para reverter a desigualdade social

A Prefeitura de Fortaleza lançou, nesta segunda-feira (17/08), o Projeto Integração, que beneficiará 300 estudantes do 9º ano de nove escolas municipais de Ensino Fundamental. Desenvolvido em uma parceria da Secretaria Municipal da Educação (SME) e Coordenadoria de Juventude, o projeto foi lançado no auditório do Cuca Mondubim. A iniciativa tem como meta proporcionar educação integral no contraturno escolar, integrando o currículo formal da escola com experiências socioeducativas realizadas pela Rede Cuca.

De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, investimentos sólidos numa educação pública de qualidade é o único caminho para reverter a desigualdade social na cidade. “Estamos implantando diversas ações para melhorar a educação em Fortaleza. O tempo integral dá aos alunos a possibilidade de fazer refeições na escola, ficar longe das ruas e, sobretudo, dá mais oportunidade de aprendizagem para os jovens. Os alunos do Projeto Integração estão no último ano antes do ensino médio e essa iniciativa facilita que eles ingressem no ensino profissionalizante de tempo integral também”, afirmou.

O Projeto Integração já foi iniciado nesta segunda-feira. Os jovens são levados por transporte escolar até um dos três Cucas (Barra, Mondubim e Jangurussu) onde participam, durante cinco dias da semana, de práticas como reforço escolar, dança, teatro, natação, música, informática, fotografia, artes plásticas, educação ambiental e formação cidadã. O projeto também garante três refeições, dois lanches e o almoço. Os alunos são acompanhados por equipes interdisciplinares e receberam um fardamento especial nas atividades desenvolvidas na Rede Cuca.

O Secretário de Educação, Jaime Cavalcante, explicou que a ideia inicial do projeto foi abordar as escolas mais próximas do entorno dos Cucas: Antônio Correia Lima, Dom Antônio Fragoso e Reitor Pedro Teixeira Barroso (Barra do Ceará), Maria Viviane Benevides Gouveia, José Ayrton Teixeira e Marieta Guedes Martins (Mondubim); Taís Maria B. Nogueira, Vereador José Barros de Alencar e Martha dos Martins Coelho (Jangurussu).

Durante a fase piloto, entre os meses de agosto e dezembro de 2015, serão recebidos 50 jovens pela manhã e 50 jovens à tarde em cada Cuca. “Fortaleza tem um terço da população formada por jovens. Daí vem o nosso grande esforço para garantir investimentos para a juventude, para que possamos fazer o presente melhor e desenhar o futuro da cidade que a gente quer. Hoje é mais um marco de integração de equipe, projetos, sonhos e vontades para a gente construir uma Fortaleza conjunta”, declarou o coordenador de Juventude, Julio Brizzi.

A estudante Alessandra Barbosa, 15, escolher fazer Muay Thai no contraturno escolar, no período da tarde. “Além do esporte, pretendo fazer cursos de português, inglês e matemática aqui no Cuca. É um reforço que ajuda a gente a estudar mais, bem melhor do que ficar ocioso em casa. É muito bom para a gente exercitar mais a mente. Aqui tem muitos jovens e a gente se mistura, troca ideias, é muito legal”, disse.

Após avaliação técnica e comunitária, a intenção é que a iniciativa seja ampliada para outras regionais de Fortaleza, beneficiando um número maior de jovens, comunidades e organizações culturais, sociais e esportivas.

Educação integral

O conceito de educação integral compreende o desenvolvimento de todas as potencialidades do educando: cognitivas, afetivas, sociais e espirituais.
Com o esforço intencional de potencializar o maior número de habilidades e competências dos jovens, o projeto parte da união de políticas públicas e sociais. A integração entre a escola municipal e o Cuca tem como proposta compreender a cidade como um amplo espaço de educação, a partir da constituição de ações formativas de circulação, aprendizagem e convivência.

Prefeitura de Fortaleza lança Projeto Integração para 300 estudantes da rede pública de ensino

O projeto proporciona educação integral no contraturno das aulas de nove escolas próximas ao Cuca Barra, Mondubim e Jangurussu

Para o prefeito Roberto Cláudio, investimentos sólidos numa educação pública de qualidade é o único caminho para reverter a desigualdade social

A Prefeitura de Fortaleza lançou, nesta segunda-feira (17/08), o Projeto Integração, que beneficiará 300 estudantes do 9º ano de nove escolas municipais de Ensino Fundamental. Desenvolvido em uma parceria da Secretaria Municipal da Educação (SME) e Coordenadoria de Juventude, o projeto foi lançado no auditório do Cuca Mondubim. A iniciativa tem como meta proporcionar educação integral no contraturno escolar, integrando o currículo formal da escola com experiências socioeducativas realizadas pela Rede Cuca.

De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, investimentos sólidos numa educação pública de qualidade é o único caminho para reverter a desigualdade social na cidade. “Estamos implantando diversas ações para melhorar a educação em Fortaleza. O tempo integral dá aos alunos a possibilidade de fazer refeições na escola, ficar longe das ruas e, sobretudo, dá mais oportunidade de aprendizagem para os jovens. Os alunos do Projeto Integração estão no último ano antes do ensino médio e essa iniciativa facilita que eles ingressem no ensino profissionalizante de tempo integral também”, afirmou.

O Projeto Integração já foi iniciado nesta segunda-feira. Os jovens são levados por transporte escolar até um dos três Cucas (Barra, Mondubim e Jangurussu) onde participam, durante cinco dias da semana, de práticas como reforço escolar, dança, teatro, natação, música, informática, fotografia, artes plásticas, educação ambiental e formação cidadã. O projeto também garante três refeições, dois lanches e o almoço. Os alunos são acompanhados por equipes interdisciplinares e receberam um fardamento especial nas atividades desenvolvidas na Rede Cuca.

O Secretário de Educação, Jaime Cavalcante, explicou que a ideia inicial do projeto foi abordar as escolas mais próximas do entorno dos Cucas: Antônio Correia Lima, Dom Antônio Fragoso e Reitor Pedro Teixeira Barroso (Barra do Ceará), Maria Viviane Benevides Gouveia, José Ayrton Teixeira e Marieta Guedes Martins (Mondubim); Taís Maria B. Nogueira, Vereador José Barros de Alencar e Martha dos Martins Coelho (Jangurussu).

Durante a fase piloto, entre os meses de agosto e dezembro de 2015, serão recebidos 50 jovens pela manhã e 50 jovens à tarde em cada Cuca. “Fortaleza tem um terço da população formada por jovens. Daí vem o nosso grande esforço para garantir investimentos para a juventude, para que possamos fazer o presente melhor e desenhar o futuro da cidade que a gente quer. Hoje é mais um marco de integração de equipe, projetos, sonhos e vontades para a gente construir uma Fortaleza conjunta”, declarou o coordenador de Juventude, Julio Brizzi.

A estudante Alessandra Barbosa, 15, escolher fazer Muay Thai no contraturno escolar, no período da tarde. “Além do esporte, pretendo fazer cursos de português, inglês e matemática aqui no Cuca. É um reforço que ajuda a gente a estudar mais, bem melhor do que ficar ocioso em casa. É muito bom para a gente exercitar mais a mente. Aqui tem muitos jovens e a gente se mistura, troca ideias, é muito legal”, disse.

Após avaliação técnica e comunitária, a intenção é que a iniciativa seja ampliada para outras regionais de Fortaleza, beneficiando um número maior de jovens, comunidades e organizações culturais, sociais e esportivas.

Educação integral

O conceito de educação integral compreende o desenvolvimento de todas as potencialidades do educando: cognitivas, afetivas, sociais e espirituais.
Com o esforço intencional de potencializar o maior número de habilidades e competências dos jovens, o projeto parte da união de políticas públicas e sociais. A integração entre a escola municipal e o Cuca tem como proposta compreender a cidade como um amplo espaço de educação, a partir da constituição de ações formativas de circulação, aprendizagem e convivência.