Nesta quinta-feira (14/11), a Prefeitura de Fortaleza lançou, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ), o segundo box de Cross Training da Rede Cuca, no Cuca Barra. A modalidade, cuja oferta é de 60 vagas mensais, mistura levantamento de peso, ginástica olímpica e alta intensidade cardiovascular.
De acordo com o coordenador Especial de Políticas de Juventude de Fortaleza, Júlio Brizzi, a ação amplia oportunidades e estimula a inclusão por meio do esporte. “O Prefeito vem com essa linha de diversificação das atividades, e o Cross Cuca chega nesse sentido de ampliar. É uma modalidade que, geralmente, só existe em áreas nobres da cidade e é cara, mas aqui na Rede Cuca é um serviço público para os jovens da periferia”, disse.
Os praticantes desenvolvem competências como resistência muscular, força, velocidade, precisão, flexibilidade e equilíbrio, conforme o coach Luan Randerson Farias Machado, responsável pelo box do Cuca Barra. “Aqui a gente consegue deixar a garotada mais unida, menos dispersa e menos ansiosa. Além disso, há a integração entre os jovens, eles fazem amizade, todos unidos em torno da modalidade”, pontuou.
A atleta Deusinha Félix pratica o Cross Training há um ano na Rede Cuca e veio prestigiar a inauguração do novo equipamento. Além de ter perdido peso, ela garante que o esporte também traz benefícios para a saúde mental e aposta na modalidade para adquirir sociabilidade e qualidade de vida. “Eu levo o Cross Training como uma forma de participar de competições e me manter constantemente motivada”, destaca.
Matrículas
As matrículas para todos os cursos de formação e práticas esportivas da Rede Cuca podem ser feitas a partir da primeira terça-feira de cada mês. Basta levar RG, CPF e comprovante de endereço.
O Cross Cuca Barra, assim como o Cross Cuca Mondubim, terá aulas de terça a sexta-feira, com quatro turmas das 16h às 20h.
Saiba mais
Há um ano, a Rede Cuca lançou o primeiro equipamento de Cross Training público do Brasil, na Rede Cuca Mondubim. Na ocasião, o Cross Cuca se tornou uma das 28 modalidades esportivas ofertadas pela Prefeitura no equipamento. Em julho de 2019, o Cross Cuca estreou nas Olimpíadas da Juventude de Fortaleza, da qual participaram mais de 150 atletas.
Além do Cross Cuca, a Rede Cuca oferta mais 27 modalidades: MMA, triathlon, futsal, futebol de areia, voleibol, vôlei de praia, handebol, pilates, treinamento funcional, massagem desportiva, judô, karatê, basquete, natação, hidroginástica, muay thai, capoeira, jiu-jitsu, nado sincronizado, surf e beach hand, badminton, skate, tênis de mesa, polo aquático, stand up e taekwondo.