A Prefeitura lançou, nesta sexta-feira (06/10), a segunda etapa da telemedicina em Fortaleza, que agora conta com serviços de teleconsulta para as especialidades de psicologia e nutrição. Com início imediato, o objetivo é otimizar o acesso a consultas com médicos especialistas e outros profissionais da saúde.
O lançamento da teleconsulta ocorreu na reinauguração do posto de saúde Flávio Marcílio, no bairro Mucuripe. A unidade é a 8ª a entregue dentro do pacote de melhorias na saúde. O acesso ao serviço se dá digitalmente, por meio de computador ou celular. As próximas especialidades disponibilizadas serão dermatologia, cardiologia e endocrinologia, ainda este ano.
“Um dos grandes gargalos da saúde pública é o acesso às consultas de especialidades. Por meio do aplicativo Mais Saúde Fortaleza, os usuários já tinham acesso ao serviço de segunda opinião e, agora, contam também com a teleconsulta. É possível, de casa, ter acesso às especialidades de psicologia e nutrição, isso é um avanço muito grande. Nós iniciamos com essas duas áreas, pois eram de grande demanda”, informou o titular da Saúde Municipal, Galeno Taumaturgo.
O secretário da saúde também comentou sobre a requalificação do Posto de Saúde Flávio Marcílio. “Essa era uma unidade muito aguardada, pois, durante as reformas, os seus profissionais e atendimentos foram divididos em três outras. Além disso, dentro do pacote de requalificação, nós já temos outras quatro unidades prontas para entrega e, até o final do mês, contaremos com ainda mais novidades no aplicativo Mais Saúde”, concluiu.
Ferrúcio Feitosa, Secretaria Municipal da Gestão Regional, comentou sobre o avanço do pacote de requalificação da saúde básica de Fortaleza. “A gente tem seguido a planilha da pasta da Saúde. Contamos já 38 postos entregues ou com reformas em andamento com intervenções mais complexas. Outras unidades vão precisar apenas de uma pintura, que está avançada. Além disso, até o final do ano iremos mudar as coberturas de todas as unidades que precisam, para não termos transtornos no próximo inverno”.
Maria do Carmo Sales, moradora da região, celebrou a reforma do Posto de Saúde Flávio Marcílio. “Melhorou muito, não tem nem comparação. É muito bom ver essas paredes limpinhas e o posto aberto para a comunidade, por isso temos que mantê-lo como mantemos a nossa casa. Eu adorei, pois uso esse posto desde 1981, quando me mudei para cá”.
Participaram da cerimônia de lançamento da teleconsulta e de entrega do posto Flávio Marcílio os vereadores Professor Enilson, Luciano Girão, Iraguassu Filho, Marcelo Tchela, Aldízio Oliveira, Eliseu Carvalho e Wellington Sabóia.
Teleconsulta
Para ter acesso à Teleconsulta, o usuário deve buscar um dos postos de saúde da Capital para consulta médica inicial, que, ao avaliar o caso, faz o encaminhamento para o especialista. Após isso, a Central de Regulação do Município realizará o agendamento deste usuário para o atendimento virtual.
O usuário é contatado via telefone e também receberá mensagem com as informações do seu agendamento, através do Aplicativo Mais Saúde Fortaleza. Na data e horário marcados, o cidadão deve acessar o aplicativo do seu celular e clicar no ícone “Consulta Virtual”. Assim, será redirecionado para a página virtual onde ocorrerá seu atendimento.
Se preferir, o usuário pode acessar do computador e utilizar o mesmo login e senha de acesso ao aplicativo.
Link do Mais Saúde
Os pacientes que já estão cadastrados no sistema da Prefeitura, aguardando consulta com as especialidades contempladas na Teleconsulta, também serão agendados para o serviço.
Aqueles que não têm acesso à internet poderão contar com o suporte de seis postos de saúde, um em cada Regional de Saúde. Na data e horário marcado para a consulta, o usuário pode ir ao posto para realizar seu atendimento virtual.
As unidades de apoio contarão com salas equipadas e com total privacidade para o atendimento.
Para melhores resultados, tanto médicos quanto pacientes recebem um manual virtual com o fluxo de atendimento, as boas práticas e informações necessárias para realizar as consultas de forma adequada.
Inicialmente, de forma piloto, para adaptação de pacientes e profissionais, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizará um especialista de nutrição e um de psicologia para acolher o público na teleconsulta. Para nutrição, serão 24 consultas virtuais, por mês. Já para psicologia, a cada bimestre, seis novos pacientes iniciarão seu processo terapêutico de forma online, que será composto de 10 sessões iniciais.
Postos para apoio ao usuário – Teleconsulta
Regional de Saúde I – Posto de saúde Dr. Zenirton (Barra do Ceará)
Regional de Saúde II - Posto de saúde Célio Brasil (Cais do Porto)
Regional de Saúde III - Posto de saúde Meton de Alencar (Antônio Bezerra)
Regional de Saúde IV - Posto de saúde Dom Aloísio Lorscheider (Itaperi)
Regional de Saúde V - Posto de saúde Henrique Mota (Henrique Jorge)
Regional de Saúde VI - Posto de saúde Vicentina (Conj. Jardim Primavera)
Telemedicina em Fortaleza
A capital cearense já conta com telemedicina desde julho deste ano. A primeira fase foi a oferta do serviço de “segunda opinião”, que consiste em uma troca de informações, via sistema, entre o médico do posto de saúde e um médico especialista, com objetivo de esclarecer dúvidas sobre as condições clínicas de um paciente, com tempo de resposta de até 72h. As orientações repassadas agilizam a abordagem terapêutica adequada e reduz filas para consultas com médicos especialistas.
Até o dia 29 de setembro, 1.564 atendimentos no serviço foram realizados, beneficiando tanto pacientes como os profissionais de saúde. Atualmente, estão disponíveis as seguintes especialidades: cardiologia; dermatologia; endocrinologia; ginecologia; obstetrícia; urologia, mastologia, odontologia e psiquiatria. Os especialistas fazem parte do quadro da Rede Municipal de Saúde.
Requalificação do posto de saúde Flávio Marcílio
O posto Flávio Marcílio, no Mucuripe, assiste mais de 17 mil pessoas do bairro e entorno. Com investimento de R$ 750.784,79, executado pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), as melhorias no equipamento incluíram diversas intervenções, como piso tátil, revisão nas instalações hidráulica, elétrica e sanitária, revestimento cerâmico, instalação de torneiras com acionamento pelo cotovelo, adequação da acessibilidade, recuperação estrutural, dentre outros, otimizando e garantindo um ambiente mais acolhedor e acessível aos pacientes.
O posto conta com quatro equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), e uma equipe de saúde bucal.
Os usuários têm acesso a consultas médicas, atendimento odontológico, exames laboratoriais, prevenção ginecológica e de mama, vacinação, testes rápidos (HIV/ sífilis/ hepatites / gravidez/ covid-19), verificação de pressão arterial e glicemia, realização de pequenos curativos e procedimentos, além de outros serviços.
Durante as intervenções a população foi assistida em quatro locais próximos, para que os atendimentos não fossem interrompidos, incluindo os serviços de Farmácia Polo, coleta laboratorial, vacinação, Núcleo de Desenvolvimento Infantil e acolhimento a demandas espontâneas, atendimento programado, atendimento pediátrico e serviços odontológicos.
Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI)
O posto Flávio Marcílio é uma das unidades que acolhe o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), o espaço também foi totalmente requalificado durante a reforma. No ambiente acontece uma avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor infantil com o objetivo de prevenir atrasos e potencializar as atividades cognitivas, funcionais, posturais, assim como, habilidades e competências, além de proporcionar a integração das crianças nos grupos familiar, social e escolar.
Os NDIs possibilitam que as crianças de zero a três anos e seus familiares recebam acompanhamento e assistência de forma integral, por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e das equipes multidisciplinares formadas por profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). Dessa forma, o tratamento é iniciado na Atenção Primária, aumentando as possibilidades de desenvolvimento da criança em todo o seu potencial.
O encaminhamento acontece nos Postos de Saúde e pode ser feito por meio da indicação dos médicos clínicos ou pediatras durante as consultas. Logo, a equipe, formada por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, nutricionista, assistente social, entre outros, produz um plano de trabalho de acordo com a necessidade da criança.
Atualmente, Fortaleza conta com 19 NDIs, acolhendo, em média, 7 mil crianças por ano.
Pacote de investimentos na saúde da Capital
O posto de saúde Flávio Marcílio é o oitavo entregue requalificado para a população de Fortaleza, contemplado com as melhorias propostas no pacote de investimentos anunciado pelo prefeito José Sarto em abril.
Estão sendo investidos, aproximadamente, R$ 130 milhões, com objetivo de garantir mais qualidade e eficiência nos serviços à população, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais da rede municipal de saúde.
As obras estão ocorrendo em diferentes bairros da Capital, conforme o cronograma, e incluem reformas, requalificações, novos equipamentos e serviços. A expectativa é de conclusão até o fim de 2024.
- Construção de 16 novos postos de saúde (três unidades em construção)
- Reforma de outros 96 postos (oito unidades entregues, contando com o posto de saúde Flávio Marcílio e 28 em obras)
- Requalificação total de oito postos (três unidades em execução atualmente)
- Novos quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps) (uma unidade entregue)
- Reestruturação das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPA) gerenciadas pelo Município (intervenções já iniciadas)
- Implantação de nove farmácias polo (três unidades entregues)
- Chamamento de médicos para compor a Atenção Primária à Saúde (91 médicos convocados) + 63 profissionais empossados na Rede de Atenção Psicossocial (Raps)
- Avanços no App Mais Saúde (três novos serviços entregues)
- Telemedicina (duas fases implantadas)
- Programa Vem Saúde
•Tuk-Tuk dos remédios: seis triciclos elétricos (cada um pode carregar até 500 kg)
•Postos de saúde móveis: seis carretas / unidades móveis que ofertam todos os serviços da Atenção Primária