A Prefeitura de Fortaleza efetuará, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), o pagamento do 7º lote da pecúnia, na folha de março, para os servidores da Rede Municipal de Ensino. Serão contemplados com o benefício 164 servidores, com investimento total de R$ 5.600.280,34. A concessão da pecúnia é mais uma ação de valorização aos profissionais da Educação executada pela gestão do prefeito José Sarto.
A pecúnia corresponde à conversão da licença prêmio, não utilizada pelo servidor, em pagamento, correspondendo aos valores da remuneração fixa, considerando a soma do vencimento básico, anuênios, gratificação de regência de classe ou permanência em serviço.
Em agosto, a Prefeitura abriu o sistema para solicitação de conversão de Licença Prêmio em Pecúnia para os servidores do Plano de Cargos, Carreira e Salário do Ambiente de Especialidade Educação, Núcleo de Atividade Específica da Educação, Grupo Ocupacional do Magistério. A concessão do benefício foi um dos compromissos assumidos pelo prefeito Sarto junto aos professores, durante reunião realizada com o Sindiute.
Com o recebimento de 6.442 adesões, o pagamento do benefício foi iniciado na folha de setembro de 2022. Com os sete lotes já liberados, o Município já contemplou 1.630 servidores, totalizando o investimento de R$ 44.318.426,21.
Valorização
A Prefeitura vem prioritariamente investindo, por meio da SME, na valorização dos profissionais do magistério da rede pública, com ações de incentivo aos estudos e à qualificação, realização de concurso, formação continuada, progressão na carreira, redução de carga horária, anuênios, incorporações, entrega de chromebooks, entre diversas políticas de incentivo a esses profissionais.
Dentre as ações realizadas, recentemente, destaca-se a garantia do piso salarial neste ano. Incluindo o reajuste geral de 5,79% concedido a todos os servidores públicos municipais, os professores receberão, a partir de setembro, sem retroatividade, a porcentagem total requerida pela categoria de 14,95%.