O prefeito Roberto Cláudio, acompanhado do governador Camilo Santana, liberou, na manhã desta quinta quinta-feira (01/11), parte da via no novo túnel longitudinal da Via Expressa, no Papicu (Regional II), construído entre as avenidas Padre Antônio Tomás e Santos Dumont. Agora, quem trafega pela Via Expressa, no sentido Praia/Aeroporto, poderá acessar o novo túnel, sem interrupções ou desvios de tráfego.
De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, as intervenções do Programa Juntos por Fortaleza vão transformar o tráfego da Cidade, beneficiando, especialmente, os trabalhadores que dependem do transporte público. “Ao longo de toda via, teremos uma linha prioritária de ônibus que liga a área hoteleira no Mucuripe até o viaduto do Makro, que seguirá posteriormente pela Avenida Alberto Craveiro até a Avenida Silas Munguba”, explicou o Gestor.
A obra está com 90% das intervenções concluídas, e a liberação não deve afetar o andamento dos serviços de acabamento e pavimentação da pista, que continuarão acontecendo no sentido Aeroporto/Praia até a inauguração, prevista para dezembro deste ano.
As obras são necessárias para a implantação do corredor Parangaba/Papicu. A conclusão de parte do equipamento possibilitou ainda a passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), permitindo a interligação dos bairros Mucuripe e Parangaba.
“Nós vamos ter toda a via sem sinal, sem intervenções para passagem do VLT e com a redução significativa do tráfego de caminhões, já que estamos finalizando o anel viário que vai interligar a CE-010 até a BR-116. Com todas essas mudanças, Fortaleza vai ganhar uma das melhores redes metroviárias do Brasil”, destacou o governador Camilo Santana
Quando concluído, o túnel longitudinal terá 370m de comprimento, sendo 74m coberto, além de quatro faixas de tráfego (sendo duas por sentindo), projeto paisagístico, nova pavimentação, postes de iluminação com luz branca, calçadas e ciclovia. As intervenções começaram em julho de 2017.
Alberto Sá
Além deste, outro túnel sob a Via Expressa está sendo construído na avenida Alberto Sá, no Papicu. O equipamento possibilitará a conexão direta da via com as ruas Tavares Coutinho e Ana Bilhar, permitindo a eliminação de quatro semáforos existentes na avenida.
Viaduto do Makro
Ainda por meio do Programa Juntos por Fortaleza, a Prefeitura irá duplicar o viaduto sobre a BR-116, à altura do Makro, no bairro Aerolândia. O trecho é conhecido pelos constantes engarrafamentos e tráfego intenso de caminhões de carga. O recurso na ordem de R$ 13,4 milhões foi liberado pela Caixa Econômica Federal e a gestão municipal aguarda o processo de licitação para dar início às obras no início de 2019, com prazo de 18 meses para conclusão.