A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, realiza durante o mês de setembro nova uma edição do Tagarelando, projeto que oferece atendimento gratuito de psicanálise para jovens da cidade. A atividade ocorre aos sábados, das 15h às 17h, no Farol da Juventude Benfica, e tem como objetivo proporcionar acolhimento e conscientização sobre temas relacionados à saúde mental para a população.
Em um mundo repleto de desafios e pressões, é fundamental que todos tenham acesso a um espaço onde possam ser ouvidos, compreendidos e encontrar apoio. É exatamente isso que o projeto Tagarelando oferece à comunidade de Fortaleza. Em setembro, as atividades estão sendo desenvolvidas em parceria com o Coletivo Margem Psicanálise.
“O projeto abraça a filosofia de uma clínica-pública, proporcionando acesso a profissionais da saúde mental e da psicologia, incluindo psicanalistas que utilizam a metodologia da psicanálise. Tagarelando é mais do que apenas conversas, é uma oportunidade de compartilhar, aprender e crescer juntos. É um convite para que jovens e todas as demais pessoas encontrem um espaço onde suas vozes sejam ouvidas, suas preocupações sejam consideradas e onde possam buscar apoio em momentos difíceis”, explica Nivanda Ribeiro, psicóloga do projeto.
Como participar
Interessados em agendar atendimento psicológico individual no dia devem preencher formulário. As rodas de conversa são abertas a todos, sem necessidade de agendamento prévio, basta comparecer e participar. As vagas para atendimento individual são limitadas e sujeitas a alterações conforme a disponibilidade do coletivo.
As ações do Tagarelando acontecem durante todo o ano, sempre aos sábados, em equipamentos da juventude.
Programação de setembro
16/09 - Atendimentos individuais
23/09 - Roda de conversa sobre o Setembro Amarelo
30/09 - Atendimentos individuais
Rede Juv
Rede de equipamentos vinculados à Secretaria Municipal da Juventude que integra ações de educação, esporte e cultura voltadas para jovens da Capital. Fazem parte da Rede Juv as Pracinha da Cultura Pedras e Vicente Pinzón, o Centro Cultural Canindezinho, os Faróis da Juventude (Serrinha, Benfica e Curió), o Polo da Bela Vista e o Centro de Juventude Igor Andrade de Lima.
Os equipamentos ofertam cursos, práticas esportivas e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil e realizam a promoção e garantia de direitos humanos. Prioritariamente, a Rede Juv atende jovens entre 15 e 29 anos, mas também oferta atividades e serviços para o público em geral.
Serviço
Tagarelando, intervenções psicanalíticas na praça
Datas: 16, 23 e 30/09 (sábado)
Horário: 15h às 17h
Local: Farol da Juventude Benfica (Praça da Gentilândia - Benfica)