O estímulo ao empreendedorismo na Capital vem sendo reforçado pela Prefeitura de Fortaleza. Por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), pequenos empreendedores estão sendo gratuitamente capacitados para o exercício estratégico de suas funções. A iniciativa compõe o Programa de Empreendedorismo Sustentável, que promove, mensalmente, diversas atividades de aperfeiçoamento, fomentando melhorias no cenário socioeconômico local.
Dentre as áreas contempladas neste mês de maio, estão Atendimento ao Cliente, Vendas no Mundo Digital, Técnicas de Vendas, Gestão de Finanças Pessoais, Promovendo seu Negócio com o Facebook, Aprendendo e Desenvolvendo Características Empreendedoras, Aprenda a Controlar seu Dinheiro, dentre outras. As oficinas têm duração de 2 horas com 20 vagas por turma.
Na tarde desta quarta-feira (09/05), na sede da Secretaria Regional II, um grupo de empreendedoras assistiu à capacitação gerencial Planejando com Sucesso a Sua Empresa. “Hoje, mais do que nunca, a gente sabe que, sem planejamento, nada funciona bem. Então, este é o alicerce para quem tem o seu pequeno negócio e está iniciando a sua empresa. Este é o primeiro passo para uma sequência de capacitações”, informou o Coordenador de Empreendedorismo e Sustentabilidade de Negócios da SDE, Valter Gomes.
Presente no treinamento, a paraense Almira Santos, residente em Fortaleza há 18 anos, vem oferecendo aos cearenses experiências gastronômicas por meio do preparo original e da comercialização do Açaí. Para complementar a renda, a microempreendedora aderiu ao artesanato. Na oportunidade, destacou a relevância dos esforços desprendidos pela Prefeitura de Fortaleza em prol do estímulo à qualificação profissional. “Essa é a oportunidade de ouro para eu me atualizar sobre o mercado. Embarquei no ramo de coleiras para cachorros. Aqui, estou descobrindo e conhecendo o meu público-alvo. Estou também me informando sobre as feiras regularmente organizadas, em que a gente pode se inscrever e participar. Sou muito grata por todos esses conhecimentos que, com certeza, irão melhorar as vendas”, afirmou.
Já a artesã Maria do Socorro Fortes, especialista em bijuterias e em artigos religiosos, destacou a importância das noções de planejamento financeiro. “Depois dessas capacitações, tudo vem mudando para melhor. Eu não entendia muito as coisas. E agora estou aprendendo a como lidar com o público, como devo me organizar. Às vezes, eu gastava com outras coisas menos importantes. Mas hoje eu aprendi que tudo o que a gente ganha a gente tem que investir para fazer render”, disse.
De 2014 a 2017, a Prefeitura de Fortaleza capacitou mais de 14 mil pessoas. Até abril de 2018, 60 ações novas foram promovidas na perspectiva. Larissa Bezerra, técnica do Eixo de Informação e Capacitação da SDE, avaliou positivamente a iniciativa. “A gente vê que, cada vez mais, os empreendedores buscam esse conhecimento. A partir disso, o empreendimento muda totalmente para melhor. A gente tem um setor de mobilização, na SDE, que está a postos para promover cada vez mais capacitações, não só no segmento de planejamento, mas nas áreas que envolvem fluxo de caixa, relações humanas e afetivas, todas ligadas a essa linha de gestão da microempresa”, adiantou.
Para participar é simples. Basta apresentar identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. Os interessados devem se dirigir às Salas do Empreendedor nas Secretarias Regionais, Vapt Vupt Messejana e Antônio Bezerra, Casa de Economia Solidária (Ecosol), Espaço do Artesanato, Lavanderia Comunitária ou na Unidade Móvel da SDE, que está atendendo ao lado do Cuca do Jangurussu. Mais informações pelo 0800 081 4141.