A Prefeitura de Fortaleza participará de atividades que comemoram o Dia Mundial da Criança, que transcorre neste 20 de novembro, com ações que dão protagonismo a crianças e adolescentes em algumas das mais importantes capitais do Brasil. Em Fortaleza, meninas e meninos assumem controle do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente nesta terça-feira (21/11), em evento no Teatro Antonieta Noronha.
A iniciativa, que soma-se à estratégia global do Unicef e que foi batizada de #CriançasNoControle, ocorre em vários países e envolve artistas, políticos, atletas, entre outras personalidades, e tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a importância da participação de crianças e adolescentes nas decisões que afetam sua vida. As atividades serão realizadas em eventos, em veículos de comunicação e nas redes sociais do Unicef Brasil.
No Brasil, as ações do Dia Mundial da Criança contarão com a participação de prefeitos, secretários municipais, promotores e, sobretudo, de crianças e adolescentes. Participarão os municípios de Fortaleza, Maceió, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória.
"Serão dias divertidos, de crianças e adolescentes para crianças e adolescente, mas com um propósito bastante sério. É o dia que marca a importância de se dar voz a meninos e meninas e garantir que eles sejam protagonistas nas decisões que afetam a sua vida", explica Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil.
#CriançasNoControle em Fortaleza
Nesta terça-feira (21/11), crianças e adolescentes vinculados a escolas e serviços públicos e a programas de organizações não-governamentais, assumirão o controle do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, durante reunião extraordinária, convocada pelo Conselho e pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.
“Nós já temos, aqui na cidade de Fortaleza, ações muito concretas que buscam garantir direitos de crianças e adolescentes e estamos engajados para, de forma muito afirmativa, assegurar avanços ainda mais significativos nessas conquistas que sinalizam de maneira categórica para um futuro melhor para nossa população e para a cidade como um todo”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio, destacando avanços das políticas públicas na área da primeira infância e na expansão da educação em tempo integral, com creches e escolas do ensino fundamental.
“Novos gestores e conselheiros” foram convidados especialmente para a ocasião, que marcará a regulamentação da participação permanente de Adolescentes, em caráter consultivo, no âmbito do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza (Comdica), por meio do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA), sem prejuízo da criação de outras formas de participação. No total, serão 22 crianças e adolescentes apresentando suas propostas, levando suas expectativas e dialogando com autoridades presentes e Florence Bauer, especialmente convidada para esta posse simbólica, que será autoridades presentes.
A iniciativa segue as recomendações da Resolução 159 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e às propostas aprovadas na 9ª e 10ª Conferências Nacionais dos Direitos da Criança e do Adolescente que buscam garantir a articulação e participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão relacionados aos seus direitos.
A data marca os 28 anos de aprovação da Convenção sobre os Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas, em especial ao seu Art. 12, que estabelece o direito da criança e do adolescente de serem ouvidos e participarem das decisões que lhes digam respeito de acordo com a sua idade e maturidade
Agenda em Fortaleza
Serviço:
#CriançasNoControle em Fortaleza
Data: 21/11 (terça-feira)
Local: Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueira, 04 - Centro)
08:00 - Chegada das crianças e adolescentes à Prefeitura
08:30 – Posse das Crianças e Adolescentes para discussão dos temas “Direito à Participação e à Vida”
09:30 – Coletiva de Imprensa com crianças, adolescentes e a Representante do Unicef no Brasil