A Prefeitura de Fortaleza participou nesta terça e quarta-feira (17 e 18/05) do primeiro Encontro da Rede Urban95 Brasil, iniciativa que tem como objetivo incluir a perspectiva de bebês e crianças no planejamento das cidades. Realizado em Boa Vista (RR), o evento contou com representantes da Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi) e da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci).
Além da partilha de experiências ao longo de todo o evento, nesta quarta-feira (18/05), a vice-presidente da Funci, Márcia Dias, e a assessora da Cespi, Fabielle Pessoa, apresentaram os processos de implantação da Coordenadoria e o projeto Leitura na Praça, que incentiva a leitura entre as crianças por meio de instalação de quiosques com livros infantojuvenis em praças de Fortaleza.
Rede Urban95
Desenvolvida pela Fundação Bernard van Leer, a Urban95 visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços públicos. Líderes, gestores públicos, arquitetos e urbanistas são convidados a pensar as cidades sob a perspectiva de quem tem 95 cm – a altura média de uma criança de 3 anos.
A iniciativa visa incorporar as lentes da primeira infância na gestão das cidades, a partir de ações efetivas que promovam interações positivas, contato com a natureza nos espaços urbanos, proximidade entre serviços e mudanças duradouras nos cenários que moldam os primeiros anos da vida de nossos cidadãos.
Fortaleza celebra parcerias com a Rede em ações como a atualização do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPIF), o desenvolvimento da Plataforma Alertas Primeira Infância, os Micro Parques urbanos e os programas Pé de Infância e Caminhos da Escola.