A Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a Sociedade Cearense de Endoscopia, participa de mutirão de exames, que se encerra nesta segunda-feira (30/07). A atividade, que teve início em 15 de julho, conta com o apoio de 11 entidades, entre hospitais e clínicas particulares, onde já foram realizados 172 exames. A medida visa conscientizar a população sobre a importância do procedimento e celebra o dia do endoscopista, que transcorreu no último dia 25. Os encaminhamentos para exames foram realizados por meio da Secretaria Municipal da Saúde, por meio dos postos de saúde.
A endoscopia digestiva alta é um procedimento que permite a visualização, através de uma câmera, da parte superior do trato gastrointestinal, composta por esôfago, estômago e duodeno. Sua realização pode ajudar a identificar os motivos de sintomas sem causa definida, incluindo azia persistente, dificuldade de deglutição e sangramento. O exame também pode ser solicitado para pessoas que tenham histórico de câncer de estômago na família ou condições que propiciem o aparecimento da doença.
Para o gerente da Central de Regulação de Fortaleza, Mozart Rolim, ações como essas ampliam a oferta dos exames para população. "A realização de exames endoscópicos é essencial para o diagnóstico seguro de doenças do aparelho digestivo. Com essa parceria, conseguimos disponibilizar mais exames e garantir o atendimento a população", afirmou.
Participaram da iniciativa Prontoclínica de Fortaleza, Hospital Cura D’ars, Hospital Gênesis, Instituto de Clínica e Endoscopia, Endoscopy, Premiere Medicina e Saúde, Clínica Progastro, Hospital Jorio da Escossia, Clínica Gastrosul, Digestive Center, Centro Avançado de Gastroenterilogia e Endoscopia (CAGE).