A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) em parceria com a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor), deu início, nesta quarta-feira (06/04), ao Super Plantio de Abril, com 1.300 novas árvores plantadas na cidade apenas em um dia e ampla participação dos moradores. A expectativa é fechar o mês de abril com cinco mil plantios em Fortaleza.
A ação ocorreu em diferentes pontos da cidade, com "marco zero" no Parque Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy. Pessoas de todas as idades participaram ativamente do plantio, colocando as mãos na terra e ajudando a ampliar a cobertura vegetal do parque e da cidade, de forma geral. Assim fizeram os pequenos Pedro e Samuel, filhos da enfermeira Tâmara de Carvalho. Os irmãos entraram na brincadeira e plantaram um novo ipê no parque. Maior incentivadora, Tâmara ajudou na atividade. "Muito legal", comentou.
O casal Vitória Noronha e Ricardo Almeida também aproveitou para deixar a cidade mais verde, ensinando, desde cedo, sobre a importância da natureza para o filho Pedro Gael, que acompanhou o plantio atentamente. "Olha, filho, como é", dizia Ricardo.
Pontos de plantio
Além do Parque Rachel de Queiroz, que recebeu 100 mudas, mais plantios ocorreram na quarta-feira em outras regiões da cidade e serão continuados ao longo do mês, a exemplo do canteiro central da Avenida Valparaíso, no Jangurussu, no entorno do Estádio Castelão, entre as avenidas Alberto Craveiro e Deputado Paulino Rocha, no leito do Rio Maranguapinho, e nas avenidas Santos Dumont, Dr. Aldy Mentor e Presidente Costa e Silva.
De acordo com o prefeito de Fortaleza, José Sarto, a iniciativa se soma aos esforços no Município para promover a preservação do meio ambiente. “Estamos plantando hoje a cidade que queremos amanhã. Além de contribuir com a arborização de Fortaleza, essa é uma ação que tem forte valor educativo, envolve as comunidades, promove a consciência ambiental e nos permite avançar em compromissos climáticos assumidos pela Prefeitura. Assim, estamos contribuindo com uma cidade cada vez mais verde e sustentável”, afirmou.
A expectativa, reforça a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Luciana Lobo, é alcançar o número de cinco mil novas árvores plantadas em Fortaleza. E, para isso, conta com a ajuda da população nos cuidados com o meio natural.
"Mais do que esse marco incrível, essa quantidade de árvores plantadas na nossa cidade em um único mês, é também um marco de onde queremos chegar: uma cidade com mais cobertura vegetal, com a população mais ativa na proteção dessas árvores, e entendendo que é importante a ação da Prefeitura e da população para que a gente atinja o nosso objetivo de uma Fortaleza cada vez mais verde", disse.
Mais atividades
Para ampliar a relação os moradores da região e visitantes com o parque, a Seuma também fez a distribuição de mudas em um estande, com troca por materiais recicláveis e aplicou oficinas por meio do Plano de Educação Ambiental e Sanitária (Peas), com auxílio de educadores ambientais da própria pasta e do Cuca Ambiental. Margarida, acompanhada das amigas Auxiliadora e Elismar, aprovou a ação. “Maravilha, gostei demais. Vou botar a plantinha no chão, tem uma casa de sítio”, vibrou.
Em paralelo, a Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa) realizou uma ação de sensibilização sobre o uso de focinheira para cães de grande porte que costumam passear no parque. Os tutores dos pets foram abordados de forma educativa e receberam material informativo, buscando incentivar uma melhor convivência entre os frequentadores do espaço público e os animais.