A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), promove neste mês a campanha Junho Violeta, com ações informativas e preventivas referentes ao Dia Mundial de Conscientização no Combate à Violência contra Idosos, celebrado em 15 de junho. As atividades são articuladas pela Coordenadoria Especial do Idoso.
As ações serão realizadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e pelos Centros de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH), equipamentos geridos pela SDHDS. Serão oferecidas atividades socioeducativas, por meio de lazer, ludicidade, esporte e saúde, voltadas para informar sobre os tipos de violência contra a pessoa idosa, os direitos e prevenção contra maus-tratos.
Para o titular da Coordenadoria Especial do Idoso, Coronel Sérgio Gomes, é de suma importância a SDHDS se envolver na conscientização da violência contra a pessoa idosa em Fortaleza. “Temos que fazer o Junho Violeta ser um período de reflexão. Precisamos unir forças no combate à violência contra a pessoa idosa, mas, sobretudo, principalmente por meio da Prefeitura, precisamos conduzir a melhoria da vida do público da terceira idade, promovendo independência, autonomia, em relação ao contexto em que vivem”.
A programação em alusão a data terá início na próxima segunda-feira (13/06) e segue até sexta (17/06). As atividades nos três CCDHs (Conjunto Palmeiras, Cristo Redentor e Conjunto Ceará) serão realizadas das 8h às 17h, podendo variar em cada equipamento. Terá plantio na Horta Social do Conjunto Palmeiras; atendimentos de saúde, como teste de glicemia e aferição de pressão; oficina com materiais recicláveis; massoterapia; dia da beleza; show de talentos; palestra com o Corpo de Bombeiros sobre a violência contra a pessoa idosa; palestra sobre depressão na 3ª idade; oficina de artesanato; e forró da melhor idade com música ao vivo.
Nos 27 Cras, as ações serão das 8h às 17h, podendo variar em cada equipamento. Serão atividades para o público em geral, além dos idosos atendidos pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O objetivo é garantir informação a todos. Terão rodas de conversa sobre os tipos de violência contra a pessoa idosa e meios de denúncias; dinâmicas em grupo; performance teatral sobre a temática; palestra sobre a qualidade de vida no envelhecimento; palestra de sensibilização da violência contra a pessoa idosa; e construção de mural coletivo com imagens, frases e desenhos sobre a temática trabalhada.
Para o presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza (CMDPI), Dimitri Batista, combater a violência contra idosos é compromisso de todos. Além disso, é importante incentivar e garantir as práticas de atividades de socialização para esse público, para prevenir doenças, ociosidade, resgatar a autoestima e eliminar a exclusão. “Represento o órgão de controle social voltado para a política que garante os direitos da pessoa idosa de Fortaleza e fico muito feliz em saber que a SDHDS oferecerá atividades de conscientização sobre o combate a violência contra a pessoa idosa e terá ações que fomentam o potencial de cada idoso para continuarem ativos, mantendo e aumentando a qualidade de vida”.