A Prefeitura de Fortaleza, durante o mês de dezembro, intensifica as ações de prevenção e testagem para HIV/Aids nas unidade de saúde e espaços públicos. As atividades iniciaram no dia 1º de dezembro, data alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio dos postos de saúde e do Serviço Ambulatorial Especializado, promove uma série de palestras sobre os cuidados na prática do sexo seguro e apresentação de vídeos educativos aos usuários que procuram atendimento nas unidades.
Durante esse período acontece ainda o “Dezembro Vermelho”, com a iluminação de equipamentos públicos como: Hospital da Mulher, Passarela da Avenida Antônio Sales, estátua de Iracema em Messejana e o Paço Municipal. No dia 1º, as árvores de natal localizadas na Praça Portugal e Praça do Ferreira, não alteraram suas cores, permanecendo na tonalidade vermelha.
Para a coordenadora da Área Técnica de DST/Aids e Hepatites Virais da SMS, Fabiana Sales, a Prefeitura disponibiliza cada vez mais o acesso ao teste rápido. “Em Fortaleza, cada vez mais, são oferecidos oportunidade para o diagnóstico precoce, garantindo, dessa maneira, uma melhor qualidade de vida para as pessoas que convivem com HIV/AIDS (PVHA). Quanto mais precocemente se conhece a condição sorológica de uma pessoa, menor será a possibilidade de que esse indivíduo venha a desenvolver complicações advindas da infecção pelo HIV”, destacou Fabiana.
Na Capital existem nove serviços de atendimento ao tratamento, sendo sete de gestão municipal e dois em parceria com universidades privadas (Unifor e UniChristus). O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) atende pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA) na Capital. Existem ainda dois SAE sobre responsabilidade do Estado (Hospital São José e HGF) e um ligado ao Hospital Universitário Walter Cantídio.
Saiba Mais
A população encontra o preservativo, como prevenção contra o HIV e outras Infestações Sexualmente Transmissíveis (IST), em todos os postos de saúde de forma gratuita. Temos ainda em nossa Rede de Saúde, bancos de preservativos distribuídos em hospitais, ONGs parceiras, cinemões, saunas e boates. As unidades oferecem ainda o teste rápido gratuitamente, e o sigilo do resultado é garantido. Em casos positivo, o usuário acolhido e encaminhado ao tratamento. Ao longo do ano, são realizadas ainda atividades preventivas, como no período carnavalesco e em eventos com grande concentração de pessoas com a distribuição de material educativo e a dispersão de preservativos masculino e femininos. A Prefeitura desenvolve ainda em parceria com a Unicef, o projeto “Fique Sabendo Jovem”, com a visita aos bairros, por meio de um microônibus, esclarecendo dúvidas sobre o HIV e ofertando o teste rápido para jovens que que se encontram em situação de vulnerabilidade.