No que depender das crianças e adolescentes do Projeto Atleta Cidadão, animação não vai faltar nas festas de fim de ano. Na tarde desta quarta-feira (19/12), no Ginásio Paulo Sarasate, mais de duas mil delas curtiram o Festival de Férias, que levou atividades lúdicas e brincadeiras para os jovens. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, através de parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel) e a Federação de Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece), e marcam a confraternização de Natal do projeto.
O Atleta Cidadão oferece à população aulas regulares dentro das comunidades, com a realização de atividades físicas e brincadeiras. A iniciativa estimula a convivência social e a formação cidadã. Os 80 núcleos esportivos foram criados em praças, equipamentos esportivos e associações de Fortaleza.
Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Carlos Dutra, a Secel e o Atleta Cidadão tem razões de sobra para comemorar, uma vez que o projeto foi renovado e está garantido até o fim de 2020.
“É sempre bom ter nossos equipamentos esportivos cheios de criança. Hoje, duas mil dão mais vida ao Ginásio Paulo Sarasate e nos dá ânimo para seguir trabalhando pelo Esporte e Lazer da Capital. Foi um ano de conquistas para o Atleta Cidadão, seja através das medalhas dos nossos alunos, ou pela garantia de manutenção do projeto assinada no início desse segundo semestre, então temos que comemorar”, garantiu o titular da Secel.
Nesta nova fase, o programa, que beneficia mais de 4.500 jovens e crianças de Fortaleza, terá ampliação recorde e está garantido até o fim de 2020, oferecendo à população acesso gratuito ao esporte e lazer. Para a manutenção do projeto, o prefeito Roberto Cláudio garantiu o aporte anual de aproximadamente R$ 3,7 milhões. O Atleta Cidadão emprega diretamente 89 profissionais, sendo professores de educação física, estagiários, supervisores e coordenadores, que passam por constantes treinamentos e capacitações a fim de promover a inserção de atividades recreativas durante as aulas, promovendo o desenvolvimento físico e cognitivo dos alunos.
As aulas do programa têm a orientação de profissionais de educação física e incluem futebol, capoeira, futsal, futsal paralímpico, judô, duathlon, triathlon, natação, futebol de areia, caratê, caratê olímpico, basquete, badminton, voleibol, dança, atletismo e ginástica.