A Comissão do Comitê da Rede de Cuidado das Regionais 5 e 10, constituído pela Prefeitura de Fortaleza, promoveu mais uma reunião, desta vez abordando o tema "O Efeito Psicológico do Fenômeno da Invisibilidade da Pessoa Idosa". O comitê intersetorial acontece toda terceira quinta-feira de cada mês e é formado pela Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogras), Saúde Mental, Atenção Básica, as Secretarias Regionais 5 e 10 e conta ainda com a parceria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Os encontros têm o objetivo de fortalecer e articular ações em comum para o cuidado com as pessoas e suas famílias. Permitindo a construção da implementação de ações intersetoriais, dialogando com diferentes pontos da rede, como saúde, educação, assistência social, cultura, entre outros.
Para a coordenadora de equipe da Regional 5, Lisandra Campos, momentos como esse fortalecem o comitê e possibilita fortalecer a ideia para outras regionais.
“O comitê é algo que já existe há muito tempo. São pessoas que trabalham na rede de políticas públicas de várias pastas, estão diretamente nos serviços essenciais. A gente formou esse comitê e quem sabe outras regionais abracem essa ideia, para que assim tenham contato entre si e possam trocar informações, possam falar de suas atribuições e do fluxo da rede como um todo”, pontua Lisandra Campos.
“O comitê acontece mensalmente abordando vários temas, possibilitando os membros de cada colegiado do território sair do discurso da intersetorialidade para a prática; elaborando atividades, ações e projetos com o objetivo de beneficiar as pessoas que vivem num determinado lugar” enfatizou Andria Moreira, coordenadora Especial de Políticas sobre Drogas.
Para a agente de saúde Neide Lima, que participou do evento, o tema que aborda a saúde do idoso possibilita um maior aprendizado. “Pensamos que sabemos sobre o assunto, mas com a palestra, saímos com a alma mais humanizada, com conhecimento melhor sobre o dia a dia e a importância do bom acolhimento", finaliza a agente Neuma.
Comitê Regionais 5 e 10
O Comitê da Rede de Cuidado acontece sempre na terceira quinta-feira de cada mês. Formado e representado por instituições governamentais e não governamentais. As reuniões abordam temas diversos, além de apresentar programas e/ou ações que estão sendo desenvolvidas nos bairros pelas instituições com a finalidade dos profissionais e comunidade se apropriarem das potencialidades existentes na Rede de Cuidado do Município.